fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Saiba como a contabilidade consultiva pode alavancar seu escritório!

A contabilidade consultiva surgiu como uma das tendências em escritórios que procuram oferecer uma variedade maior de serviços. Dado que a complexidade do trabalho contábil só aumenta, oferecer serviços mais especializados é uma forma eficaz de se diferenciar, atrair e fidelizar um número maior de clientes.

Se a sua empresa se empenha para se destacar no mercado e se estabelecer como referência em sua área você precisa conhecer essa tendência. Descubra o que é contabilidade consultiva, como oferecer esse serviço e de que forma essa tendência vai ajudar o seu escritório.

Continue a leitura do nosso artigo até o final e fique por dentro do tema!

O que é contabilidade consultiva?

Quando as pessoas pensam no trabalho de um contador, imediatamente o que vem à cabeça é a imagem de uma rotina monótona de fazer cálculos e administrar papéis. Normalmente, não se espera desses profissionais nada além do desempenho de suas funções tradicionais, como o cumprimento das obrigações fiscais fundamentais e acessórias.

A grande diferença da contabilidade consultiva é fazer do contador um profissional mais importante nas estratégias e resultados de um negócio.

A contabilidade, enquanto consultoria, busca uma abordagem mais próxima do relacionamento entre empresas e clientes. Conhecer bem o ramo de atuação da companhia e atuar de forma reativa a dados e informações sobre vendas é a maneira que o contador tem de oferecer insights para que as empresas possam reter clientes e obter maiores lucros.

Vale também ressaltar que a expertise adquirida por um profissional que se especializa em contabilidade em um mercado específico é de grande valia. Contadores especializados em uma área são muito mais habilidosos em conseguir créditos e benefícios fiscais, além de outras maneiras de reduzir a carga tributária das organizações.

A expertise do contador é usada não só no cumprimento das obrigações legais e realizar a gestão de caixa de uma empresa. O seu trabalho oferece diferenciais para que o negócio tenha maior sustentabilidade e lucratividade.

Como aplicar e oferecer esse serviço?

Entender qual é a base da contabilidade consultiva é muito fácil. Mas como aplicar e oferecer esse serviço na prática? Alguns procedimentos simples ajudam a encontrar a direção que o contador deve tomar para prestar um serviço consultivo. A seguir apresentamos os mais importantes!

Interprete métricas, números e dados da empresa

O primeiro passo para a contabilidade oferecer um serviço diferenciado, naturalmente, é estudar e analisar os dados da empresa. Além das informações sobre finanças e balancetes, deve-se procurar dados e números sobre resultados, vendas, índices e métricas de desempenho. Com isso, o contador terá uma visão melhor de qual exatamente é a situação da companhia, seus principais desafios e frentes passíveis de aprimoramento.

Analise o contexto e a situação da empresa

Embora os números e dados contábeis sejam o principal objeto de trabalho dos contadores, de forma isolada, eles não fornecem dados úteis um serviço diferenciado. Portanto, é necessário que a equipe contábil busque informações contextuais sobre a situação da empresa.

Isso quer dizer, entender o mercado em que ela está inserida, a persona dos clientes, o fluxo de trabalho das equipes, entre outras informações importantes dentro da gestão. Além disso, é preciso conscientizar os clientes e gestores de que o serviço de contabilidade não se resume a cuidar de escriturações. É preciso cultivar uma mentalidade de colaboração e compartilhamento de informações.

Elabore um planejamento

Em posse dos dados e métricas da empresa, combinadas a uma análise contextual, o profissional já pode produzir um diagnóstico e elaborar um planejamento para a contabilidade.

Powered by Rock Convert

Esse planejamento deve contemplar, além das rotinas de contabilidade, possíveis mudanças e novas estratégias de gestão em outros setores da organização. Assim, é possível mirar problemas que podem passar despercebidos por outros profissionais e articular as mudanças necessárias para solucioná-los.

Monitore resultados

Manter o monitoramento constante dos resultados será crucial para atestar o efeito das mudanças propostas. Assim, caso uma nova estratégia não dê certo, também é possível recuar antes que efeitos negativos comprometam a empresa de modo permanente.

Da mesma forma, monitorar é importante na hora de aferir se as estratégias e mudanças estão surtindo o efeito desejado. Logo, o monitoramento constante de resultados através de índices e métricas é essencial no equilíbrio das ações da empresa.

Adote ferramentas tecnológicas

Por fim, as ferramentas tecnológicas usadas para o trabalho contábil podem ser de grande ajuda em todas as etapas citadas. Essas ferramentas possibilitam a automação de diversas atividades, diminuindo a carga de trabalho manual e operacional.

Assim, a equipe não fica presa à rotina operacional e tem mais tempo para se dedicar às atividades que farão diferença nos resultados. Hoje, softwares e plataformas de gestão ajudam a integrar dados, fazer análises complexas e a fornecer insights valiosos que ajudam a modernizar o negócio.

Como a contabilidade consultiva pode ajudar o seu escritório?

Agora que você já sabe quais os principais passos necessários para oferecer um serviço de contabilidade consultiva, vamos destacar os diferenciais dessa tendência que podem alavancar seu escritório!

Reforça a inovação

O trabalho da contabilidade consultiva se concentra na proposição de novas estratégias e mudanças para benefício da companhia. Portanto, naturalmente, ela estará relacionada a inovações, tanto tecnológicas como de metodologias de trabalho. Assim, a empresa também está a todo tempo atenta a novidades e novas tendências dentro do seu mercado para se manter na linha de frente da inovação no seu segmento.

Aumento na qualidade das entregas

Tendo sua atuação mais pautada em dados e em uma busca ativa pela correção de erros, a tendência é que, ao adotar a contabilidade consultiva, constate-se um aumento progressivo na qualidade das entregas. Isso significa que o trabalho da contabilidade ajudará a reduzir erros e falhas comuns nesses processos, o que também quer dizer maior retenção e prospecção de clientes.

Diminuição dos custos

Com a automação de processos e rotinas administrativas, além da busca constante por mais benefícios e créditos fiscais, bem como pela redução da carga tributária, um dos resultados é a diminuição dos custos. Essa diminuição se dá tanto em empresas clientes, que passam a ter negócios mais lucrativos, como em escritórios de contabilidade que melhoram a eficiência do trabalho.

Planejamento aprofundado e customizado para cada cliente

O planejamento aprofundado e customizado fornece a base necessária para que as empresas desenvolvam ações estratégicas fundamentadas em informações e dados precisos. Assim, todas as ações que visam o crescimento e correção de erros do negócio têm maiores chances de surtirem os efeitos esperados.

Fidelização e conquista de clientes

Combinando a redução de custos, com a inovação inerente ao trabalho da contabilidade consultiva e ao aumento na qualidade das entregas, o resultado é a conquista e fidelização de clientes. Ao analisar os primeiros resultados do trabalho de consultoria contábil, os clientes percebem que a continuidade dessas atividades representa, no médio prazo, uma vantagem competitiva no mercado.

Compreendendo os benefícios que foram apresentados ao longo do texto, não é difícil perceber que a contabilidade consultiva deve seguir como uma das principais tendências para os escritórios que buscam obter destaque no mercado.

Se este conteúdo foi útil, compartilhe ele nas suas redes sociais. Assim, você mostra aos seus colegas como a contabilidade consultiva pode ser exatamente o que o seu escritório precisa!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

Já é nosso cliente?

Acesse nossa área exclusiva para clientes.
Área para clientes