fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Entenda qual é o papel do contador no compliance contábil

As corporações possuem uma função social, sendo agentes importantes na geração de empregos e na disponibilização de recursos para a coletividade. A lucratividade e a produção sempre devem respeitar princípios éticos e as exigências governamentais.

E o contador tem um papel decisivo nesse processo. Afinal, é a partir da dimensão micro de cada elemento de contabilidade, que o compliance contábil pode ser concretizado. Cada agente participante das operações e escriturações colabora de uma forma, contribuindo para um processo global de coerência e respeito a princípios.

Preparamos este conteúdo especial com informações sobre a função do contador na conformidade da organização com as normativas contábeis. Continue acompanhando para aprender mais sobre o assunto!

O que é compliance contábil?

Compliance contábil é a completa coerência com as regulamentações fiscais e de contabilidade. A palavra vem do inglês “comply”, que significa conformidade. Dessa forma, é possível abordar compliance em diversas esferas da organização.

O foco na conformidade em contabilidade se refere à adesão das normativas estatais para os fatores tributários e fiscais. Isso significa que a organização paga o que deve e não desobedece a lei, exercendo sua função social com integridade.

É importante enfatizar que o escritório de contabilidade tem uma grande relação com o compliance contábil. Em primeiro lugar, ele é uma empresa, que deve estar coerente com todas as normativas fiscais e o pagamento de impostos. Em segundo lugar, o estabelecimento presta serviços contábeis para outras corporações, sendo essencial que ele cumpra essas tarefas de forma correta, contribuindo para o compliance contábil dos clientes.

Dessa forma, é possível dizer que o escritório deve zelar pelo seu compliance, sendo um exemplo, e também contribuir para que os clientes estejam alinhados à legislação.

Qual a importância do contador no compliance contábil?

O contador é o principal agente do escritório de contabilidade, sendo o responsável pela efetivação dos cálculos, documentações, avaliações, análises e escriturações. Ele tem grande relevância no compliance contábil. Entenda mais sobre essa importância nos tópicos a seguir.

Prevenção a fraudes

O compliance contábil prevê protocolos operacionais padronizados para orientar os profissionais na realização do trabalho. Os contadores são os responsáveis por fazer esses procedimentos se concretizarem.

A proposta é definir uma política de ação orientada tanto para a coerência com a lei quanto para o respeito às normas éticas. Isso contribui para a idoneidade da empresa, para a boa fé e para evitar sanções.

Segurança da informação

Muitas das informações fornecidas ao escritório contábil são sigilosas. O contador tem um papel muito importante nesse processo, auxiliando na proteção dos dados e em um manuseio inteligente dos registros. O profissional cumpre com a função de garantir que a informação recebida seja processada de forma adequada e resguardada de práticas não recomendadas.

Plano de continuidade de negócios

O plano de continuidade de negócios é uma ferramenta importante. Ela prevê estratégias e medidas para garantir que a empresa esteja com as operações essenciais funcionando durante uma falha ou crise, até que o contexto seja normalizado. O contador tem um papel relevante no estabelecimento desse planejamento, contribuindo para as avaliações, previsões e cálculos para minimizar os impactos de um evento problemático.

Contabilidade internacional, fiscal e gerencial

A contabilidade internacional, essencial para as transações econômicas com outros países, envolve diversos desafios e demanda grande comprometimento do contador. É essencial que o profissional acompanhe as atualizações e tendências de mercado, garantindo um trabalho ético e condizente com as normativas.

Powered by Rock Convert

A contabilidade fiscal também exige grande atenção e envolvimento do contador, especialmente no Brasil, país de elevada carga tributária e com ampla complexidade na legislação. Acrescentamos que a contabilidade voltada para a tomada de decisões de gestores pede um grande compromisso com as regras estatais, para garantir que as decisões e medidas de planejamento tributário estejam coerentes com as normativas.

Gestão de riscos e de pessoas

As operações empresariais envolvem algum nível de risco. O contador tem um papel importante para fornecer ao cliente um panorama sobre o contexto atual, perspectivas e as tendências de mercado. Dessa forma, é possível canalizar investimentos em pontos com maior probabilidade de rendimento.

Nesse contexto, o contador também tem um papel imprescindível em informar limites éticos que devem ser respeitados nos direcionamentos de capital. Deve-se sempre colocar as pessoas da organização como protagonistas, com investimentos que também preservam o bem-estar e a qualidade de vida no meio corporativo.

Atendimento a auditorias internas e externas

Em determinados momentos, as corporações passam por auditorias internas e externas. As averiguações são necessárias para assegurar o cumprimento das obrigações da empresa. O contador contribui para o fornecimento de dados e operações condizentes com o cenário enfrentado pela companhia do cliente.

Qual a importância do compliance contábil?

O compliance contábil é relevante para garantir que os procedimentos fiscais e tributários estejam alinhados com a legislação. Qualquer anormalidade pode resultar em escândalos e multas pesadas, gerando desgaste e desencadeando em punições da lei, em alguns casos até mesmo prisões de dirigentes.

Para evitar esses capítulos comprometedores para a jornada da empresa, o compliance contábil é um elemento indispensável. Ele estimula a realização de procedimentos coerentes com as normas. Além disso, o compliance contábil gera um padrão de trabalho que orienta os contadores e serve como guia também para os trabalhadores novatos. A proposta é alinhar a conduta dos profissionais aos valores da organização, priorizando o respeito às normas e alinhando posturas a um padrão elevado de qualidade e ao obedecimento de princípios éticos.

Esses fatores contribuem para a corporação manter uma imagem positiva no mercado. Acrescentamos que esse elemento é um atrativo para clientes e que contribui para a longevidade da organização.

Quais ações podem ser utilizadas para garantir o compliance contábil?

Há várias ações que podem contribuir com o compliance contábil. Veja mais sobre elas a seguir e potencialize a conformidade no seu escritório de contabilidade!

Organize os documentos

Manter os registros bem organizados é essencial para a qualidade dos processos no escritório e para evitar erros operacionais. Uma boa proposta é adotar medidas para envios de pacotes de documentos digitais, mantendo todos ordenados e categorizados no computador. A tecnologia na contabilidade favorece a prestação de serviços e maximiza a produtividade.

Um software de gestão contábil permite categorizar e coordenar os registros com qualidade, agilidade e precisão, facilitando o rastreamento e o manuseio da informação pelos colaboradores. Esses fatores promovem a conformidade com a legislação vigente, já que o sistema recebe atualizações com as modificações na lei, contribuindo para a qualidade e minimização do retrabalho.

Terceirize os serviços de contabilidade

Uma boa possibilidade para evitar inconformidades e equívocos é terceirizar serviços de contabilidade. A elevada carga de serviço e o grande volume de informações gerenciadas levam a um maior risco no caso de efetivação da própria atividade contábil. Com a terceirização, os procedimentos são realizados com precisão e a incidência de equívocos é reduzida.

Invista na qualificação profissional da equipe

É fundamental que o escritório de contabilidade invista no aperfeiçoamento contínuo dos serviços contábeis e da equipe. Os processos de educação corporativa contribuem para instrumentalizar os profissionais com os conhecimentos necessários para a efetivação de um trabalho de qualidade. Além disso, os treinamentos possibilitam o esclarecimento de dúvidas e a adaptação às atualizações da legislação tributária, que são bastante recorrentes.

O contador tem um papel muito importante no compliance contábil, contribuindo para que os clientes estejam alinhados às normativas e com rendimentos obtidos de forma ética. Além de fazer as operações e escriturações, esse profissional colabora com o fornecimento de orientações e apontamento de tendências para a obtenção de benefícios com oportunidades do mercado, dentro do respeito às normas governamentais.

Gostou de aprender sobre o papel do contador no compliance contábil? Aproveite e deixe o seu comentário!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

Já é nosso cliente?

Acesse nossa área exclusiva para clientes.
Área para clientes