Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Inteligência artificial: entenda como ela consegue otimizar processos

A Inteligência Artificial (IA) é compreendida como uma área de pesquisa em tecnologia da computação. Ela é voltada para a criação e desenvolvimento de mecanismos capazes de reproduzir o raciocínio humano para realizar atividades diversas. Com o impacto da era digital, o uso da Inteligência Artificial na contabilidade se tornou um caminho natural para otimização de processos, automatização de tarefas e gestão de dados.

E independentemente do setor profissional, a IA vem trazendo diversos benefícios que vamos apresentar ao longo do conteúdo. Então, se você quer entender melhor como a IA vem revolucionando diferentes profissões, fique ligado e leia este post até o fim! 

A seguir vamos explicar o que é a Inteligência Artificial e apresentaremos as principais contribuições que ela já proporciona para a otimização de processos.

O que é Inteligência Artificial?

Na introdução, já apontamos que a IA é uma área de pesquisa em tecnologia da computação que se preocupa com o desenvolvimento de ferramentas capazes de substituir o trabalho humano na realização de diversas atividades. 

Contudo, isso não deve ser confundido com substituir os profissionais por bots. Na verdade, a grande novidade que IA trouxe para as organizações está relacionada à facilitação de atividades que tomavam muito tempo dos profissionais. 

As novas tecnologias que usam a IA auxiliam no cotidiano das organizações reduzindo o volume de trabalho — ao executar de forma automatizada tarefas repetitivas — e reduzindo erros humanos que podem prejudicar os negócios.

Assim, em vez de os profissionais serem substituídos, a IA disponibiliza tempo para que essas pessoas se dediquem a outras atividades importantes. Além disso, o uso de programas e softwares que se valem da IA permite reunir e processar dados de maneira mais eficiente, gerando informações valiosas para a tomada de decisões e criação de estratégias.

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial?

Agora que você já sabe do que se trata quando falamos em Inteligência Artificial, vamos falar dos benefícios dessa tecnologia na prática. A seguir, abordaremos os seis principais benefícios provenientes da adoção da IA.

1. Rapidez no trabalho

Um dos primeiros e principais benefícios proporcionados pela Inteligência Artificial é a maior rapidez com que se passa a executar tarefas cotidianas. Atividades como preenchimento de planilhas, processamento de dados e transmissão de informações se tornam mais ágeis.

Com isso, empresas ganham uma vantagem competitiva, pois, além da rapidez na execução de tarefas, os profissionais têm uma maior gama de informações integradas, favorecendo análises, tomadas de decisão e definição de estratégias.

2. Qualidade mais elevada na execução dos processos

A capacidade das máquinas e programas de assimilar novas informações, aprender e interpretar regras permite que a Inteligência Artificial aprimore de forma contínua as atividades que desempenha.

Essa capacidade é denominada Machine Learning e permite que a tecnologia utilizada tenha condições de fazer análises e tomar decisões de forma racional. Como consequência, o Machine Learning pode também ajudar a reduzir custos operacionais e a encontrar as melhores soluções para problemas e erros que surgem no decorrer dos processos.

3. Automatização das tarefas

Além do preenchimento de planilhas e processamento de dados, a automatização de outras atividades traz ainda mais benefícios para as organizações que adotam a IA. Dentro da contabilidade destacamos a automatização de tarefas como: 

  • cálculo de tributos;
  • classificação e organização de documentos;
  • identificação de pontos de auditoria; e
  • análise de comportamento de indicadores e resultados.

Outra atividade que se beneficiou da automatização pela IA é o atendimento aos clientes. Com o uso dos chatbots é possível automatizar o primeiro contato e a identificação das principais necessidades e soluções buscadas pelos clientes. Assim, os profissionais, num primeiro contato real, já têm reunidas todas as informações pertinentes para fechar um negócio.

4. Redução de erros

Grande parte dos erros que costumam causar prejuízos e gerar mais trabalho tem sua origem em falhas humanas. Essas falhas podem resultar em problemas tributários e financeiros, gerando grandes custos adicionais. Mas isso é um problema natural quando tratamos de atividades repetidas à exaustão. 

Desse modo, a Inteligência Artificial se torna uma grande aliada para a redução de erros operacionais, uma vez que bots não têm seu desempenho prejudicado por fatores humanos como cansaço e distração. Assim, empresas de diferentes segmentos se beneficiam ao diminuírem os erros humanos a uma taxa próximo de zero. 

5. Identificação de padrões

A capacidade de a Inteligência Artificial analisar de forma simultânea um grande volume de dados permite que ela identifique padrões e forneça insights valiosos. Analisando o perfil e dados de clientes, ela é capaz de prever e antecipar comportamentos, permitindo que as organizações se preparem para mudanças e decisões que ainda estão por vir.

Essa capacidade é altamente benéfica na comercialização de produtos, controle de estoque, flutuação de preços de insumos e ações e até mesmo na análise de mídias sociais. Com isso, as empresas têm uma vantagem técnica que permite uma melhor preparação para as mudanças e revisão de planejamento no médio e longo prazo.

6. Segurança corporativa

Com todos os benefícios citados, uma consequência natural é o aumento da segurança corporativa. Isso se deve à capacidade de a IA promover acertos em diferentes esferas da rotina de trabalho.

Além disso, a IA também possibilita a identificação antecipada de possíveis ataques cibernéticos e fraudes, protegendo dados e o patrimônio da organização.

Sendo assim, a rapidez, a maior qualidade nas atividades executadas e a automatização de tarefas torna a empresa menos suscetível a erros humanos, o que por sua vez garante um aumento da produtividade e um ganho financeiro. A identificação de padrões permite uma melhor tomada de decisões e, assim, a empresa passa a ser mais capaz de dar respostas ágeis no surgimento de novos problemas. 

A adoção da Inteligência Artificial na contabilidade tem mostrado bons resultados para os negócios e o profissional que acompanha e assimila essa tendência tem uma grande vantagem no mercado. Por isso, esteja atento às possibilidades de adoção dessas ferramentas.

Para sempre acompanhar as principais novidades sobre esse tema, siga a Consisa Sistemas nas redes sociais. Nós estamos no Facebook e no LinkedIn, onde divulgamos os melhores conteúdos sobre tecnologia e contabilidade!

4 comentários para “Inteligência artificial: entenda como ela consegue otimizar processos”

  • Andrez disse:

    Boa Tarde,

    Já sou cliente do sistema consisa e tenho interesse no assunto poderia manda exemplos práticos de como incluir a IA na contabilidade.

    • Jessica Giongo disse:

      Prezado cliente, a Inteligência Artificial já está presente na sua rotina, através do software utilizado por sua empresa.
      Além das ferramentas já utilizadas o sistema pode oferecer diversos outros módulos de automatização para facilitar ainda mais o seu dia a dia.
      Quer saber mais, entre em contato pelo fale conosco.

  • Rosinalva disse:

    Bom dia, ja sou cliente e também tenho interesse e gostaria de um exemplo pratico de como incluir a IA na contabilidade

    • Jessica Giongo disse:

      Prezado cliente, a Inteligência Artificial já está presente na sua rotina, através do software utilizado por sua empresa.
      Além das ferramentas já utilizadas o sistema pode oferecer diversos outros módulos de automatização para facilitar ainda mais o seu dia a dia.
      Quer saber mais, entre em contato pelo fale conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

Já é nosso cliente?

Acesse nossa área exclusiva para clientes.
Área para clientes