fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Conheça 5 características do contador da era digital

A contabilidade é uma ciência muito antiga. Desde tempos imemoriais já havia a necessidade de se contabilizar e quantificar riquezas e patrimônios. Assim, a profissão de contador passou por transformações para acompanhar as necessidades que surgiam, o que nos leva a pensar sobre os impactos da era digital sobre essa área do conhecimento.

O contador na era digital conta com possibilidades para gerenciar processos à distância, além de ter acesso a ferramentas robustas para a gestão de dados. Assim, com as transformações digitais e tecnológicas, muito mudou em pouco tempo para o exercício das atividades de contabilidade.

Logo, o contador que deseja crescer profissionalmente e atingir os objetivos pretendidos deve estar sempre atento às mudanças e se esforçar para estar em constante atualização — e é exatamente disso o que trataremos neste post. Continue a leitura e conheça as principais características do contador em um mundo conectado e digital!

Qual a importância do aperfeiçoamento na contabilidade?

Com o avanço tecnológico proporcionado pela era digital, não foi só a profissão de contador que passou por inúmeras transformações. No entanto, os contadores, em particular, puderam se beneficiar bastante com essas mudanças.

A automatização de atividades, a substituição de documentos físicos por digitais e a possibilidade de executar tarefas e atender clientes online contribuíram para uma maior economia de tempo no trabalho. E esse tempo pode ser investido em outras atividades voltadas para a expansão dos negócios e a valorização de honorários. 

Outro ponto importante é que a contabilidade digital abre a oportunidade de realizar procedimentos mais consultivos na interação com o cliente. A contabilidade consultiva agrega valor à imagem do negócio e é facilitada pelo apoio das ferramentas de gerenciamento de dados.

Os sistemas disponíveis no mercado, atualmente, proporcionam diversos relatórios, gráficos e indicadores, abrindo oportunidades para uma gestão mais precisa e de elevada qualidade.

Quais são as 5 características do contador na era digital?

Com uma maior flexibilidade para exercer outras atividades relacionadas à contabilidade, algumas características e práticas têm se mostrado extremamente positivas para a profissão. A seguir vamos apresentar brevemente cada uma delas e explicar os benefícios envolvidos. Acompanhe!

1. Ser orientado por dados

Atualmente, quando tratamos do trabalho do contador, um dos diferenciais mais buscados por clientes — e, principalmente, por empresas — é uma gestão de dados eficiente.

Hoje, o contador pode ser um grande aliado estratégico, pois com o uso de sistemas de informação adequados, tornou-se possível processar informações e dados úteis para que os clientes tomem decisões baseadas em análises financeiras e econômicas.

Assim, o contador pode disponibilizar informações precisas e confiáveis, deixando de prestar um serviço exclusivamente técnico para trabalhar na definição de novas estratégias, além de contribuir para o sucesso comercial dos clientes.

Com uma cultura de dados, é possível consolidar uma parceria estratégica, com atendimento consultivo e oferecendo melhores orientações para a tomada de decisões do cliente.

2. Utilizar novas tecnologias no escritório

Os avanços tecnológicos naturalmente transformaram algumas das principais atividades da contabilidade. Alguns exemplos simples são o uso do Sistema Público de Escrituração Digital, o sistema e-Social e a substituição dos livros contábeis físicos por arquivos digitais.

Contudo, existem muitas outras ferramentas que se tornaram aliadas da profissão e devem ser exploradas. O uso de softwares, por exemplo, é essencial para a orientação por dados, citada no tópico anterior. Atualmente há uma grande oferta de softwares no mercado, que permitem uma análise financeira mais precisa, auxiliam no monitoramento assertivo de receitas e despesas e reduzem erros operacionais.

Desse modo, os softwares estão cada vez mais presentes no dia a dia da contabilidade, sendo utilizados até mesmo em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Entre as principais vantagens dessa tecnologia se destacam: aumento da produtividade e da eficiência, aperfeiçoamento do atendimento e melhora no gerenciamento do tempo.

3. Adotar ideias inovadoras para os clientes

A orientação por dados e a adoção de novas tecnologias são essenciais para o sucesso profissional do contador. Para ir além e realmente se destacar da concorrência, é fundamental que o profissional esteja atento e exerça sua criatividade ao máximo para apresentar ideias inovadoras aos clientes.

Para isso, é preciso ter um interesse genuíno nas novidades que surgem no mercado, tanto da contabilidade como de outras áreas. Ao buscar se informar e se atualizar constantemente, o profissional se torna mais apto a fornecer insights que podem se transformar em soluções para os problemas dos clientes.

Além de transmitir qualidade e excelência, isso faz com que o trabalho do contador se torne um diferencial para o sucesso do cliente, que certamente vai recompensar o esforço valorizando ainda mais o seu desempenho.

Para alcançar esses resultados, é imprescindível investir em tecnologia para contadores e na busca de aprendizagem na área da contabilidade. O aprimoramento de técnicas e conhecimentos é muito importante para a consolidação de uma postura criativa e proativa.

4. Buscar especialização

Em toda profissão, a especialização em uma área é altamente valorizada. No caso da contabilidade, isso se torna ainda mais relevante, pois diferentes tipos de negócios e empreendimentos apresentam necessidades e especificidades variadas.

Nesse sentido, um profissional pode ter grandes benefícios ao se especializar em um segmento do mercado, como contabilidade para negócios rurais, imobiliários, industriais, comerciais, entre outros.

Hoje, as exigências para a contabilidade e obrigações fiscais e financeiras variam muito de acordo com o segmento em questão. Portanto, especializar-se em uma área em particular agrega muito valor ao trabalho realizado, gerando mais confiança e prestígio para o profissional ou escritório contratado.

A especialização pode ser feita por meio de uma pós-graduação ou MBA, e para se atualizar, recorrer a tarefas simples já pode ser suficiente para isso. A participação em congressos e seminários, por exemplo, representa uma excelente forma de se preparar e adquirir conhecimentos úteis para sua área. 

5. Apostar em marketing digital

Por fim, o marketing digital é essencial para qualquer negócio conseguir competir e ganhar a atenção que necessita do mercado. As estratégias tradicionais, como publicidade em jornais, rádio e televisão, não têm o mesmo potencial que apresentavam no passado. Hoje, todo negócio que queira se destacar necessita de uma forte presença online.

Uma boa estratégia de marketing digital faz toda a diferença na hora de conseguir novos clientes e transmitir uma imagem de qualidade, excelência e destaque no seu segmento. Com isso, o investimento em marketing pode rapidamente ser compensado com os novos clientes que você vai adquirir.

O que é necessário para o contador ter presença online?

O contador na era digital precisa fazer uma boa gestão da imagem do negócio no meio online. Para isso, é importante ter um site com todas as informações sobre os serviços oferecidos e contatos. Através dele, os clientes podem encontrar informações sobre a empresa e até mesmo conversar diretamente com atendentes em uma ferramenta de chat.

Outro ponto relevante para ter presença digital é um blog, espaço destinado à abordagem das soluções mais buscadas pelo público. Isso ajuda a qualificar o cliente e a consolidar seu escritório como autoridade na área.

Além disso, para ter presença digital, é necessário ter perfis em redes sociais para interagir com o público e divulgar as principais ações da empresa contábil. Por esses três canais, você consolida uma estratégia sólida e estruturada no meio virtual.

Por que ser um contador digital?

Ser um contador digital é uma ótima possibilidade para ampliar sua cartela de clientes e ter a oportunidade de fazer negócios com empresas de outras localidades.

Além disso, os métodos manuais são mais sujeitos a falhas, o que compromete a qualidade. Já o trabalho no meio digital permite executar os serviços de forma ágil e prática, com maior integração entre as informações e procedimentos e com a geração de guias e notas fiscais diretamente pelo sistema digital. Isso aumenta a produtividade e promove mais autonomia para o contador.

A contabilidade digital também contribui para que tarefas rotineiras, burocráticas e repetitivas sejam automatizadas, além de possibilitar uma gestão orientada por dados. Com isso, é possível realizar a contabilidade consultiva, consolidando o escritório como parceiro estratégico do cliente. Assim, a contabilidade digital proporciona uma ótima relação custo-benefício, sendo um verdadeiro investimento.

Qual a importância da contabilidade digital?

A contabilidade digital permite ter acesso às informações financeiras dos clientes em tempo real. Isso significa acompanhar de perto as movimentações financeiras diretamente na conta bancária, além de monitorar o fluxo de caixa à distância, conferindo maior autonomia para o profissional contábil.

Destacamos também que a contabilidade digital cria um cenário propício para o aumento da capacidade de atendimento do escritório. Isso porque ela agiliza processos e facilita os procedimentos repetitivos e burocráticos por meio do uso de softwares e sistemas especializados. Outra vantagem é que as soluções especializadas são preparadas para acompanhar as atualizações na legislação contábil.

Se você chegou até este conteúdo em busca de dicas sobre como desenvolver o seu trabalho na era digital, já pode começar a aplicar os aprendizados que apresentamos para atingir outro patamar profissional. Assim, o seu trabalho naturalmente vai se tornar mais competitivo e disputar de igual para igual com outros concorrentes do mercado.

Ser contador na era digital envolve diversas potencialidades, mas também desafios, demandando a busca por atualização contínua para a consolidação de uma atuação estratégica junto ao cliente. Mas com o apoio de sólidas tecnologias, você vai encontrar novas oportunidades e poder tomar decisões baseadas em dados estruturados.

Gostou de aprender sobre a contabilidade na era digital? Então aproveite para deixar seu comentário e compartilhe sua opinião com nossos leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

    Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

    Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

    Já é nosso cliente?

    Acesse nossa área exclusiva para clientes.
    Área para clientes