fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Como se manter em dia com a legislação contábil? Entenda aqui

Dizer para contadores em formação, ou que já atuam no mercado, que a legislação contábil brasileira é uma das mais complicadas é redundante. E não é preciso ser um especialista para entender que, com o tempo, isso se torna um problema para os negócios.

Mesmo assim, muitos escritórios e profissionais da contabilidade não sabem como lidar com as mudanças da legislação brasileira. Para contornar esse cenário, o caminho natural é buscar formas de se manter em dia e em constante atualização com a legislação brasileira.

Pensando em ajudar os profissionais do ramo, preparamos esse conteúdo com as principais dicas para não ficar para trás quando o assunto é legislação contábil. Confira!

Utilize ferramentas tecnológicas

Manter a rotina de um escritório de contabilidade é desafiador, especialmente se o escritório não conta com ferramentas tecnológicas para facilitar o trabalho. Com isso, muitos profissionais não têm a atualização como parte essencial do trabalho.

No entanto, não se atualizar constantemente é um grande erro. A atualização constante e a expertise em determinados segmentos podem ser justamente o diferencial para se destacar no mercado.

Então, o primeiro passo deve ser modernizar a gestão contábil com o uso de ferramentas tecnológicas, liberando tempo para se manter em dia com as atualizações da legislação contábil.

Acompanhe profissionais e fontes de informação confiáveis

A internet facilitou a pesquisa de conteúdos específicos sobre determinadas temáticas. Hoje, não é difícil encontrar portais especializados como o site do Conselho Federal de Contabilidade, onde são divulgados artigos, notícias e eventos da área.

O YouTube também pode ser um ótimo portal para encontrar conteúdos de profissionais renomados, que dominam a fundo certos segmentos da contabilidade e fornecem informações valiosas. O ideal é reservar ao menos um pouco de tempo por dia ou por semana para realizar leituras e pesquisas em fontes diversificadas de informação.

Participe de eventos e cursos de aprimoramento

A Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e o Congresso Brasileiro de Contabilidade são dois eventos que precisam estar na sua agenda. Além deles, você ainda pode encontrar muitos outros na sua região. Eventos online se tornaram uma tendência para que profissionais de uma mesma área possam compartilhar seus conhecimentos, mesmo à distância.

Powered by Rock Convert

Fazer cursos de especialização é outra forma de conseguir uma atualização completa. Mesmo cursos online de curta duração já são de grande ajuda para se atualizar sobre as principais mudanças nos últimos anos. Mas uma pós-graduação ou um MBA são grandes diferenciais para o currículo de um profissional da contabilidade.

Realize treinamentos periódicos

Para que as informações obtidas por um profissional tragam benefícios para o escritório ou empresa, é preciso que essas informações sejam compartilhadas. Isso pode ser feito através de treinamentos em equipe, que não precisam ser engessados, estritamente hierárquicos e exaustivos.

É interessante que os treinamentos promovam a troca de conhecimentos de forma leve e horizontal, pois, dessa forma, os conhecimentos individuais de cada membro da equipe podem ser aproveitados por todos. Assim, cria-se um ciclo virtuoso de atualização sobre as novidades da área.

Troque feedbacks com os clientes

Sabemos que, na rotina de um escritório contábil, muitas vezes o trabalho é realizado no “modo automático”. O que por um lado é prático, por outro sufoca o espaço para ideias inovadoras e suprime a atenção para necessidades e soluções ainda não pensadas.

Contudo, buscando uma troca de feedbacks com os clientes, algumas necessidades e soluções práticas que estavam ofuscadas pela rotina automática podem surgir de forma prática e direta. Assim, o trabalho é aprimorado, os contadores economizam tempo e os clientes economizam dinheiro, criando uma relação de benefício mútuo.

Procure um mentor

Um profissional ou instituição que possa ser um mentor para o trabalho contábil é algo que faz toda a diferença nos resultados, devido ao nível de expertise já alcançado por tais figuras.

Em contrapartida, ser o mentor de jovens em formação ou profissionais em início de carreira também é algo extremamente positivo para a imagem de um profissional ou escritório. A prática de mentoria reforça a noção de referência na contabilidade e ajuda a estabelecer uma rede sólida de contatos para networking e parcerias.

Por fim, contar com a mentoria de uma empresa especializada em contabilidade é considerado um upgrade para escritórios ou departamentos que buscam a modernização. Especialmente se o foco momentâneo é a modernização tecnológica e atualização em relação à legislação contábil, contar com uma empresa renomada é o impulso necessário para atingir resultados cada vez melhores.

Se este conteúdo trouxe informações relevantes e novas ideias de como se manter atualizado com a legislação contábil, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e apresentar este conteúdo também para os seus colegas!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

    Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

    Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

    Já é nosso cliente?

    Acesse nossa área exclusiva para clientes.
    Área para clientes