fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

O que é outsourcing contábil e como ele funciona? Entenda aqui

Com uma das legislações tributárias mais complexas que existem, muitas empresas brasileiras passam por dificuldades contábeis, especialmente nos momentos de expansão.

A especialização em uma área do mercado ou indústria, também traz especificidades que precisam ser contempladas por um serviço de contabilidade especializada. Saiba que é exatamente nesse ponto que o outsourcing contábil vem fazendo a diferença.

Se você ainda não conhece essa modalidade da contabilidade, não saia da página! Acompanhe o conteúdo que preparamos e entenda como o outsourcing contábil tem ajudado empresas de vários segmentos a melhorar a gestão contábil e fiscal!

O que é outsourcing contábil?

A palavra outsourcing, traduzida para o português, significa terceirização. Porém, quando aplicada ao contexto da contabilidade e de outros setores centrais para o funcionamento das empresas, ela adquire outro sentido. A contabilidade é mais complexa do que outras atividades que costumam ser terceirizadas, como manutenção, limpeza, etc.

Assim, quando falamos em outsourcing contábil, não significa simplesmente delegar o trabalho da contabilidade para uma equipe externa. Nesse caso, a terceirização é feita com um profissional ou escritório especializado exatamente no tipo de negócio desenvolvido por sua companhia.

Por sua vez, a empresa contratada assume todo o trabalho da contabilidade, de ponta a ponta, tendo a liberdade de gerenciar e aprimorar todos os processos na área fiscal, tributária, trabalhista, compliance, gerencial, etc.

O outsourcing contábil é especialmente eficiente em áreas que possuem regulação com legislação mais complexa. Desse modo, uma equipe de profissionais experientes nesse segmento específico do mercado tem muito mais capacidade de obter vantagens fiscais e contábeis, economizando recursos para a empresa em questão.

Powered by Rock Convert

Como o outsourcing contábil funciona?

Ao constituir uma parceria com um profissional ou escritório para assumir os processos contábeis, deve-se ter consciência de que a forma e os procedimentos anteriormente adotados estão sujeitos a alterações. O trabalho de outsourcing consiste justamente em promover aprimoramentos e melhorias. 

Muitas vezes, o grande problema de uma cultura interna muito engessada é a resistência em propor mudanças em procedimentos que são feitos da mesma forma há muito tempo. Por isso, uma consultoria externa pode trazer diversos benefícios.

Ao propor mudanças na rotina da contabilidade e de outros setores, bem como de estratégias adotadas, consequentemente os resultados do negócio também começam a sintonizar com essas mudanças, tornando a empresa mais eficiente e possivelmente mais lucrativa.

Para adotar o outsourcing contábil na sua empresa, algumas medidas devem ser previamente tomadas para uma melhor fluidez dos processos. Assim, para que uma equipe externa assuma a contabilidade, a cultura interna deve estar preparada para as mudanças que estão por vir. Para isso, as medidas recomendadas são:

  • mapear os processos contábeis;
  • promover reuniões para preparação da equipe;
  • definir qual tipo de especialização contábil é mais desejável;
  • propor soluções personalizadas visando as dificuldades mais pertinentes;
  • pesquisar e adotar um sistema de gestão contábil.

Como as empresas se beneficiam do outsourcing contábil?

Ao contar com o outsourcing contábil para cuidar dos processos, sua empresa vai sentir alguns benefícios imediatos, como economia de recursos, otimização do trabalho e fornecimento de relatórios mais técnicos e detalhados.

Outras vantagens também devem ser valorizadas e merecem destaque. As mais importantes são:

  • segurança ― Sistemas e softwares de gestão promovem mais segurança das informações, algo extremamente valorizado por empresas em crescimento;
  • qualidade das informações ― Os sistemas também ajudam os profissionais especializados a gerar relatórios que evidenciam métricas e dados relevantes para as tomadas de decisão da empresa;
  • redução de erros ― Ao contar com uma equipe especializada em seu segmento e um bom sistema de gestão, tem-se uma grande redução nos erros contábeis, o que economiza recursos e poupa tempo de trabalho;
  • atualização ― O outsourcing contábil está sempre preocupado com a atualização. Especialmente em países que passam frequentemente por mudanças na legislação tributária, esse é um ponto importante a ser observado para evitar problemas e erros;
  • redução de custos ― Muitas vezes, contar com uma equipe externa para cuidar da contabilidade pode ser mais prático e barato do que arcar com os custos de uma equipe própria.

Se você deseja conhecer uma empresa que pode ajudá-lo na implementação do outsourcing contábil em seu negócio, conheça o Consisanet Contábil. Com muitos anos de experiência em diferentes setores do mercado, os Sistemas Consisanet são desenvolvidos para atender as necessidades de cada área da contabilidade e oferecem tudo que sua empresa precisa para ampliar a produtividade do negócio.

O que está esperando para conhecer nossos serviços? Entre em contato e saiba como podemos ajudar você!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

    Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

    Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

    Já é nosso cliente?

    Acesse nossa área exclusiva para clientes.
    Área para clientes