fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Controle Automático de Certidões Negativas de Débito

Toda empresa possui várias obrigações a serem cumpridas para ficar em regularidade com o fisco. Muitas vezes, isso pode fazer com que os empresários fiquem em dúvida se o negócio realmente está em dia com todas as burocracias.

Nesse sentido, fazer o controle da CND — Certidão Negativa de Débitos — é essencial, pois trata-se de um documento que confirma não haver nenhuma pendência e mantém a situação do CNPJ atualizada.

Quando uma empresa faz o controle periódico de suas certidões, ela evita passar por situações desagradáveis e consegue resolver com agilidade possíveis problemas. Por isso, conhecer melhor a CND e como fazer um controle automatizado é essencial. Que saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para conferir!

O que é CND?

Certidão Negativa de Débito é um documento emitido por determinados órgãos no intuito de mostrar se uma pessoa — Física ou Jurídica — possui pendências financeiras ou processuais no que compete àquele órgão. Elas costumam ter prazo de validade, que geralmente é de 90 a 180 dias.

É comum que um empresário tente fazer alguma aquisição ou financiamento e, entre os documentos solicitados, encontre essa certidão. Se não houver um controle de CND rígido, o gestor pode se surpreender com uma certidão positiva — o que, na verdade, não é algo bom. Isso porque a CND pode ser:

  • negativa — significa que a empresa está em dia com aquele órgão;
  • positiva — existem pendências a resolver;
  • positiva com efeito negativo — quer dizer que existe uma pendência, mas que já está sendo resolvida.

Existem CNDs federais, estaduais e municipais, mas cada órgão conta com diversos tipos que têm formas de emissão particulares, a depender de qual órgão compete a elas. Vamos citar algumas, apenas no intuito de explanar as diferentes natureza: existem as trabalhistas, de protesto, cível, criminal, fiscal, de falência e concordata, por exemplo.

Qual a importância de mantê-las em dias?

Não fazer um controle periódico da CND prejudica a organização, pois pode ser que alguma pendência que venha a surgir seja impossível de ser resolvida em tempo hábil. Muitas oportunidades podem ser perdidas simplesmente pela falta desse controle — e é importante destacar que nem mesmo existem custos para manter as certificações em dia.

Powered by Rock Convert

Uma situação que pode ocorrer é o pagamento de algum tributo não ser computado. Assim, o CNPJ fica pendente junto ao fisco e o gestor não tem conhecimento do fato. Apenas quando o gestor precisar de uma CND é que ele perceberá a existência do débito.

O que fazer em caso de emitir CND positiva?

Se alguma certidão sair com efeito positivo, significa que a empresa tem pendências. No entanto, você não precisa se preocupar. Basta entrar em contato com o órgão para entender a que se refere o débito e quitá-lo o mais rápido possível.

Se o gestor acredita que aquele débito já foi pago, precisará comprovar o pagamento junto ao seu contador. Em alguns casos, como o de negociação de dívidas, é importante contar também com o auxílio de um advogado.

Como fazer o controle de CND?

Um escritório de contabilidade possui vários clientes, cada um com diferentes certidões a serem emitidas. Realizar esse processo manualmente demanda muito tempo, sendo possível a ocorrência de erros. Para fazer o controle da CND, é possível recorrer a meios eletrônicos, o que torna o processo muito mais simples e ágil.

Na ConsisaNet, esse processo é realizado de forma centralizada e automatizada. O módulo disponibiliza as certidões negativas de cada cliente do escritório de contabilidade. Para isso, basta que o contador insira o CNPJ da empresa e informe quais certidões deseja controlar. O sistema abrange certidões federais, estaduais e municipais.

Ter uma solução automatizada permite o controle das CNDs de forma segura. Confira as principais funcionalidades do software do ConsisaNet:

  • informa a data de validade da certidão;
  • permite a configuração da renovação automática da certidão, dias antes do seu vencimento;
  • envia uma notificação sobre a situação da certidão ao contador e/ou à empresa;
  • faz a solicitação junto ao órgão competente;
  • disponibiliza todas as certidões em PDF;
  • permite que seja criado um conjunto de certidões para facilitar a atribuição às empresas;
  • caso exista alguma pendência, o sistema notifica a impossibilidade de emissão da certidão negativa.

A ferramenta automática traz maior agilidade ao processo operacional, o que permite que o contador e seus colaboradores se concentrem em atividades estratégicas. Além disso, fazer o controle da CND e armazenar os documentos no software garante mais segurança, já que nenhuma informação será perdida ou confundida com a de outros clientes.

Gostou da solução da ConsisaNet? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça mais sobre nossas vantagens!

Powered by Rock Convert

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

Já é nosso cliente?

Acesse nossa área exclusiva para clientes.
Área para clientes