fbpx

Sistema contábil e Empresarial | Consisa Sistemas

Blog

Contábil /
Compartilhar
  • Google Plus
  • Pinterest

Os benefícios de investir em um sistema de folha de pagamento

A tecnologia já provou que pode ser uma grande aliada. Graças a ela, alguns serviços dentro de uma empresa estão conseguindo ser otimizados. É o caso do setor de Recursos Humanos. Se você nunca cogitou investir em um sistema de folha de pagamento, talvez seja o momento para você repensar sobre essa possibilidade.

No dia a dia, sabemos que o RH tem diversas tarefas, como controlar a entrada e saída dos funcionários e colaboradores, calcular as horas extras, férias, pagamento dos salários e bonificações, entre outras funções.

Seria possível tornar esse processo mais eficiente e com menos propensão a erros? Com o Consisanet – Folha de Pagamento você verá que isso já é uma realidade. Ficou interessado(a)? Nesse post vamos te explicar melhor os benefícios ao investir nessa ferramenta.

Por que devo investir em um sistema de folha de pagamentos?

Dentro do RH, sabemos que a gestão da folha de pagamento é um dos maiores desafios, principalmente quando se trata de uma empresa com muitos funcionários, colaboradores e prestadores de serviços. Garantir que tudo está sendo feito dentro da lei, com o cumprimento de prazos, é uma das principais preocupações e responsabilidades do profissional de RH.

Com a adoção de um sistema inteligente, você conta com mais agilidade, eficiência, controle e segurança. O Consisanet – Folha de Pagamento é um software feito pensando em trazer essa solução. Esse módulo completo e confiável visa atender o setor de RH, que é indispensável dentro de uma organização.

O software é voltado especialmente para atender ao eSocial – uma nova maneira das empresas prestarem as suas informações, sejam elas trabalhistas ou previdenciárias. Além disso, também traz diversas outras vantagens que veremos a seguir.

Benefícios ao investir no Consisanet

Desde 1990, a Consisa Sistemas vem buscando soluções tecnológicas para melhorar a vida do profissional contábil. São mais de 30 anos desenvolvendo os melhores softwares, com o uso de tecnologia de ponta, moderna e inteligente para oferecer aos nossos clientes um produto final que preza pela segurança fiscal e tributária, gerando os resultados necessários e esperados.

O Consisanet é uma das soluções que temos muito orgulho em oferecer. Ela é uma das mais completas do mercado. Saiba quais são os benefícios em investir nela:

1-Gerenciamento de informações com mais precisão

No dia a dia, poder ter acesso a todas informações necessárias seria um sonho para qualquer profissional de RH, não é verdade? Com a Consisanet isso é possível e, o melhor, tudo em um só lugar.

Entre os principais benefícios está a facilidade na hora de prestar contas com os órgãos competentes. Ela gerencia e envia, automaticamente, as informações necessárias para o e-Social, que é um sistema informatizado da Administração Pública (GovBR). Além disso, você tem acesso unificado e rápido a dados referentes ao GPS, GRPCI, DARF IRRF e PIS.

Nele é possível ter acesso também ao Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que é um documento com o histórico do empregado. Esse documento contém informações relacionadas as atividades dele na empresa, dados administrativos, entre outros. É a certeza de que, sempre que precisar, terá acesso a tudo rapidamente e de uma forma simples. Além disso, você terá um melhor controle de todos os exames médicos (PCMSO) feitos por cada funcionário.

2-Menos chances de erros

Como sabemos, o profissional de RH conta com muitas atribuições e, é claro, como qualquer ser humano, está sujeito a falhas. Dentro de uma organização ou empresa, alguns erros podem ser cruciais e gerar ainda mais dor de cabeça.

Quando você investe em um sistema de automação, esse índice de falhas reduz consideravelmente, o que, consequentemente, melhora a qualidade daquele setor. Até mesmo um erro de digitação ou de cálculo, que pode ser um enorme problema, tem menos chance de acontecer. Dessa forma, a empresa consegue respeitar os prazos estabelecidos e cumprir com as suas obrigações trabalhistas em dia.

3-Controle de férias dos funcionários

Até mesmo quando se trabalha em uma empresa com poucos funcionários, o RH nem sempre tem como lembrar todos os prazos de cabeça. Com o sistema de folha de pagamento da Consisa o profissional é lembrado a todo momento, pois recebe alertas sobre vencimentos próximos.

A ferramenta permite saber, em tempo real, sobre férias próximas de vencer, assim como contratos de experiência, retorno de afastamento e término do aviso prévio. É um maior controle de tudo que acontece dentro da sua empresa.

4-Pagamentos

Com o sistema Consisa, o empregador terá uma maior garantia do cumprimento de prazos a tudo que se refere a folha de pagamento. Além do salário, é possível controlar alguns complementos, como dissídio ou bonificação, fazer o recálculo retroativo e lançamento de pagamento para autônomos (RPCI).

Outro ponto positivo é que você tem controle da tabela salarial de cada pessoa vinculada à sua empresa, podendo dividir tudo em categorias/tratamento: mensalista, horista e comissionado misto.

Para facilitar ainda mais, é viável separar a folha por departamento, filial, negócio, centro de custo, setores e seção. Isso facilita muito na hora de fazer os pagamentos necessários.

5-Maior clareza com os funcionários

Além de prestar contas com os órgãos públicos, é dever também garantir que o funcionário estará sendo atualizado sobre tudo que diz respeito a ele dentro da empresa.

Com o sistema de folha de pagamentos da Consisa, o empregador poder disponibilizar (via web) todos os holerites (demonstrativo de tudo que está sendo pago ou descontado: impostos, abonos, gratificações, contribuições previdenciárias e sindicais, dentre outros) aos empregados.

6-geração de arquivos e declarações

Com o Consisanet, a empresa poderá gerar, a qualquer momento, os arquivos para depósito bancário e abertura de contas. O sistema emite também outros tipos de declarações, como: CAGED, SEFIP, DIRF, RAIS, MANAD, GRRF e requerimento SD. Tudo isso de maneira informatizada, prática e rápida.

7-Controle de entra e saída

Da mesma maneira que os empregados têm os seus direitos garantidos por lei, eles também precisam respeitar alguns deveres. Entre eles está o cumprimento do horário da jornada de trabalho (entrada e saída, horário de almoço).

O ponto eletrônico é um mecanismo que a maioria das empresas e organizações adota para garantir que os funcionários estão respeitando essas regras definidas em contrato. O mesmo vale também como garantia aos empregados quando eles precisam chegar mais cedo ou sair mais tarde, gerando uma segurança em caso de horas extras, por exemplo.

Como que o RH pode ter um controle maior disso e um acesso otimizado a esses dados? A resposta é simples: através do sistema de folha de pagamentos. Ele permite integrar o cartão-ponto eletrônico com o Consisanet. Assim que o profissional registra a sua entrada ou saída, essas informações são direcionadas, automaticamente, para o sistema.

8-Cálculos precisos

Um dos piores erros dentro de um setor de RH ou contabilidade é errar na hora de fazer um cálculo. Através da nossa ferramenta unificada e informatizada, o empregador pode realizar todos os cálculos necessários em um único sistema.

Ele pode calcular férias (simulação ou definitivo), seja de um funcionário ou de um grupo coletivo, além do complemento delas, e o 13º (parcela final e complemento com possibilidade de antecipações mensais e/ou anual).

Outra vantagem é na agilidade nos momentos difíceis, quando a empresa está encerrando o vínculo com aquele funcionário. Com o Consisanet é possível calcular a rescisão (seja ela por simulação ou definitiva) para que tudo seja feito de maneira correta e com ética.

9-Simulações

Tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil dentro de uma empresa. Para evitar erros, às vezes é preciso avaliar bem a real situação. No nosso sistema também é possível fazer algumas simulações, como cálculo trabalhista.

O interessante é que isso poderá ser feito quantas vezes for necessário, no próprio mês, inclusive. Isso tudo sem que cause algum tipo de prejuízo na base de dados do funcionário.

10-Maior controle

Nada como ter um melhor controle de tudo que acontece na empresa. Saber tudo que se refere ao empregado é importante. Com o sistema de folha de pagamento, você consegue ter todas as informações necessárias sobre o vínculo empregatício, tendo maior segurança na hora de informar esses dados com os sindicatos laborais e tomadores de serviços e vínculo empresarial com sindicato patronal.

Agora que você viu quantos benefícios pode ter ao investir em um sistema de folha de pagamento da Consisa, o que está esperando para adotar hoje mesmo essa ferramenta na sua empresa? Tem alguma dúvida ainda? Nossa equipe está preparada para te ajudar e apresentar não só essa, como outras soluções inteligentes para o seu negócio. Solicite uma demonstração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.

Exclusivo para você! Assine nossa newsletter e receba conteúdos antes de todo mundo.

    Quer conhecer mais sobre nossa solução contábil?

    Nossa equipe está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre nossa ferramenta e alavancar o seu negócio. Entre em contato através de um de nossos canais.

    Já é nosso cliente?

    Acesse nossa área exclusiva para clientes.
    Área para clientes