Ordem de produção para laticínios: tudo que você precisa saber

A ordem de produção é essencial dentro de um processo onde a empresa visa otimizar seus procedimentos internos. Organizar e fazer com que os recursos se tornem ainda mais frutíferos é o básico dentro desse modelo de gestão.

Apesar disso, muitas pessoas não sabem o que é uma ordem do tipo, e nem o que está presente dentro desse documento. E se você se enquadra nesse grupo, fique tranquilo, pois estamos aqui para acabar com todas as suas dúvidas sobre o tema.

Para saber tudo o que você precisa sobre ordem de produção, não deixe de ler o artigo que preparamos para te ajudar!

O que seria uma ordem de produção?


A ordem de produção é uma ferramenta usada para tornar a fabricação de algo mais organizado dentro da sua empresa. Ele te dá controle sobre os processos, para que o nível de qualidade e quantidade sejam acompanhados de maneira mais próxima.

Também chamada de OP, ela conta com algumas informações essenciais para que um projeto seja executado. Os gastos que envolvem diversos procedimentos, e os ganhos que serão adquiridos com isso, são alguns dos dados que podem conter em uma ordem.

Além disso, material usado, período para a entrega, e número de insumos necessários, são outras informações básicas. A ordem de produção funciona como um projeto para que alguma tarefa seja realizada dentro de uma empresa.

É como se fosse o planejamento de uma tarefa a ser realizada dentro de casa, porém, em escala empresarial. Você monta um roteiro, separa o que vai precisar para fazer, e então começa a colocar a mão na massa para o plano sair do papel.

Com um bom planejamento, é possível ser mais produtivo e realizar as tarefas em um período muito mais curto de tempo. Esse tipo de prática acaba otimizando os processos internos de uma empresa, o que representa economia de recursos.

Em todo caso, a OP é uma espécie de roteiro, uma ferramenta de organização que ajuda a melhorar os processos de uma companhia. Por meio dela, diversas informações essenciais podem ser acessadas de maneira prática, o que ajuda na rapidez da tomada de decisões.

 

 

Quais os benefícios de contar com uma ordem?


A ordem de produção conta com uma série de benefícios para as empresas que adotam esse método. As vantagens são muitas, e permitem que exista um controle maior sobre diferentes etapas de produção seja possível.

Como dissemos, o grande objetivo da ordem de produção é otimizar processos internos de uma empresa. Ou seja, conseguir fazer com que isso se torne realidade são as grandes vantagens de se adotar essa metodologia.

No geral, as principais vantagens para quem adota a ordem de produção para organizar sua empresa são as seguintes:

  • organizar processos: a organização é essencial para uma produção mais efetiva, e por isso, é um dos pilares dessa estratégia;
  • controlar o estoque: com os dados sobre o estoque frequentemente atualizados, a ordem de produção ajuda a fazer com que isso não se torne uma dor de cabeça para os gestores;
  • aumentar a produtividade: com organização, todos sabem exatamente o que fazer, o que afeta positivamente na produtividade da sua equipe;
  • gestão financeira: entender quais os custos estão presentes na produção, além de outras questões contábeis, é possível por meio da ordem de produção.


No mais, usar uma ordem de produção em sua empresa, como podemos ver, traz uma série de vantagens para o processo de produção. Porém, para que isso seja possível, é necessário saber quais informações devem estar presentes no documento.

E para te ajudar com isso, no tópico a seguir, vamos te mostrar quais dados não podem ficar de fora da sua ordem de produção. Confira!

Quais informações devem estar presentes em uma ordem de produção?


A ordem de produção não conta com um modelo pré-determinado para ser emitida, afinal, varia segundo cada empresa. A necessidade de detalhamento do projeto também acaba influenciando para que as informações sejam diferentes.

No entanto, existem alguns aspectos que são básicos para todas as ordens do tipo, que são eles:

  • qual será o produto fabricado com essa ordem;
  • quanto será produzido (a quantidade deve estar clara no documento);
  • quais materiais serão utilizados para que essa quantidade de produtos seja feita;
  • qual é a data de emissão da ordem;
  • qual será a data de entrega do que será produzido;
  • quais serão os procedimentos adotados até que a mercadoria esteja pronta;
  • quais recursos (questão monetária) da empresa serão usados;
  • qual é o número do lote da produção.


No mais, além dessas informações, você também pode adicionar outros dados mais, caso seja necessário. Como dissemos, isso vai depender das necessidades de cada projeto e do segmento da sua empresa.

A ordem de produção é flexível, e pode orientar o seu processo de diferentes maneiras, independente do seu ramo de atuação. O importante é colocar as informações essenciais no papel e conferir o que mais precisa ser feito no seu caso.

Como posso fazer uma ordem de produção de forma prática?


Criar uma ordem de produção te ajuda a organizar processos, porém, não é tão fácil quanto só empilhar informações. É preciso saber o que fazer com elas, quais são as mais importantes, e conhecer os gastos do seu empreendimento durante a produção.

Não existe maneira fácil de fazer uma ordem de produção, porém, existem ferramentas que podem ajudar nesse processo. Um sistema para laticínios, integrado à contabilidade, como o Ordena por exemplo, pode auxiliar durante a montagem da sua ordem de produção.

Por meio dele, é possível calcular a rentabilidade do seu negócio, por meio do módulo de contabilidade. Isso torna as suas informações contábeis extremamente claras, o que ajuda no momento de definir gastos e conferir os ganhos da empresa.

Além disso, o sistema também consegue calcular o custo com a produção, a diferença existente entre o gasto e o preço de venda praticado. Além disso, contabilizar os gastos diários com a sua produção é outra funcionalidade valiosa do software.

No mais, esse é o nosso artigo, e se você tem interesse em contar com essa praticidade para a sua empresa, não deixe de conhecer melhor o Ordena e calcular seus gastos com o nosso sistema!

compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!