Vivemos em um mundo em que o nosso perfil profissional está em constante análise, tanto pelo mercado como pelos consumidores. Devido à grande disponibilidade de profissionais qualificados, muitas vezes torna-se extremamente difícil se destacar. Sendo assim, um bom planejamento de marketing pessoal para contadores pode se tornar o diferencial que fará com que você conquiste esse lugar de destaque.
Descubra neste artigo 5 dicas de como fazer um bom marketing pessoal para impulsionar sua carreira e conquistar um lugar especial no mercado. Aqui, você vai aprender as técnicas que podem fazer bastante diferença na sua carreira!
5 dicas de como fazer bom marketing pessoal para contadores
Em qualquer tipo de negócio que se pretende empreender, a estratégia de marketing adotada será decisiva no sucesso do empreendimento. Para os profissionais de contabilidade, esse sucesso é medido pelo seu destaque no mercado, e, para que isso aconteça, é fundamental um bom planejamento de marketing pessoal. Isso deve ser feito criando estratégias específicas para se promover de forma eficaz, atingindo um maior número de pessoas do seu público-alvo.
Para o contador da era digital, não basta ser um bom profissional, é necessário saber se vender! Então, confira as 5 dicas de marketing pessoal que irão melhorar sua imagem profissional.
1. Defina o seu público-alvo
Para estabelecer uma estratégia de marketing pessoal de sucesso, é fundamental que você saiba precisamente qual é o seu público-alvo. Uma vez definido, será mais fácil criar um perfil profissional eficiente. Ou seja, que alcance de forma objetiva os clientes potenciais para o serviço que você está oferecendo.
A estratégia de marketing adotada deve ser condizente com o que o seu público necessita, seja ele composto por grandes empresas, executivos, pequenos negócios ou empreendedores. Essa pesquisa fornecerá dados para que você saiba quais as habilidades profissionais que devem ser destacadas ao se comunicar com seu público-alvo.
Veja a seguir algumas dicas que ajudarão na definição o seu público-alvo:
- conhecer bem o mercado que você atua;
- criar subgrupos com comportamentos semelhantes dentro desse mercado;
- identificar as necessidades demandadas pelos clientes.
2. Invista em ações digitais
Na era virtual que nos encontramos hoje, existe uma quantidade incrível de ferramentas para se comunicar digitalmente. Saber investir em diferentes ações digitais se tornou uma forma muito eficiente para se conquistar um lugar de destaque em qualquer segmento de mercado atualmente.
Para traçar uma boa estratégia de marketing pessoal para contadores, é indicado definir pelo menos três ações digitais diferentes, tendo em vista sempre o público-alvo. Existem vários tipos de ações que serão fundamentais para garantir que o seu perfil se destaque no mercado.
Plataformas profissionais, como o LinkedIn, por exemplo, se tornaram ferramentas muito interessantes para quem deseja se promover. Manter um blog profissional onde você pode apresentar informações relevantes sobre a sua área de atuação na contabilidade também é um ótima forma de cativar um público que terá mais chances de se engajar na contratação dos seus serviços.
Desse modo, atualmente, as principais plataformas utilizadas são:
- sites;
- blogs;
- YouTube;
- parcerias com influenciadores digitais;
- anúncios pagos.
3. Crie uma rede de networking
Independentemente do mercado em que se atua, uma rede de contatos sólida e extensa significa maior poder de alcance do seu trabalho. Para isso, a forma como você se comunica é de fundamental importância. O seu networking pode ser utilizado para desempenhar várias funções, por exemplo, pesquisas junto aos clientes, divulgação da marca e promoção de conteúdo.
Existem várias maneiras de se comunicar com a sua rede de contatos e uma boa administração de networking é indispensável. O envio de e-mails ainda é a forma mais conhecida e mais utilizada na internet para estabelecer esse contato.
Destacamos que um bom marketing pessoal para contadores aproveita-se do máximo de ações digitais para se mostrar ao mercado. Nesse sentido, o LinkedIn se estabeleceu como uma ferramenta fundamental para fazer networking profissional.
No entanto, formas tradicionais de fazer networking, como participação em eventos da sua área e criação de parcerias com profissionais e empresas influentes, ainda são muito valiosas para conseguir se destacar no mercado.
4. Fortaleça a sua imagem pessoal
Para criar e manter a credibilidade profissional junto ao mercado, você precisa estruturar bem sua imagem pessoal. Busque estabelecer quais são seus pontos fortes e diferenciais em relação aos seus concorrentes. Estabelecidos esses pontos, torne-os evidentes, para que o seu público-alvo os identifique com facilidade.
É importante lembrar que ações que buscam solidificar a sua identidade devem ser pensadas no âmbito online e offline. Você precisa ser fiel à sua imagem pessoal tanto no meio digital quanto na vida real. Busque se vestir, comportar e comunicar de forma adequada ao seu perfil de empreendimento.
A criação de uma marca também é importante para a sua imagem. É por meio dela que sua empresa e o seu trabalho se conectam a memória visual do consumidor. Esse pode ser o mais poderoso diferencial no seu marketing pessoal.
5. Saiba o valor do seu trabalho
A nossa última dica é: tenha uma base de cálculo muito rigorosa a respeito do valor do seu trabalho. Existem várias maneiras de estipular o valor de um trabalho ou serviço prestado e cada área do mercado tem a sua base de cálculo.
É muito importante que você, como contador preocupado com seu marketing pessoal, entenda o básico sobre a fórmula para se chegar a um valor justo. Porém, é aconselhável que, para se obter um valor mais exato, você procure a ajuda de um profissional especializado.
A certeza de que o preço cobrado pelo seu trabalho é justo vai trazer mais confiança e credibilidade da sua imagem junto ao mercado e ao seu público-alvo.
Assim, podemos concluir que, dentre as diversas vantagens que uma boa estratégia de marketing pessoal para contadores traz, destacam-se:
- a ampliação do alcance do seu trabalho junto ao público-alvo;
- o aumento da sua credibilidade no mercado;
- a solidificação da sua imagem;
- a garantia de um diferencial entre os seus concorrentes.
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Uma resposta
Encontrei esse site por acaso em minhas pesquisas na
internet, acabou me interessando o assunto. Gostei muito,
parabéns ao autor.