Alteração atinge 3º grupo de contribuintes descrito na IN RFB nº 1.701/2017 A Receita Federal adiou o prazo de obrigatoriedade de entrega da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) para os contribuintes do 3º grupo descritos na Instrução Normativa RFB 1.701/2017. Dentre os contribuintes que integram o 3º grupo estão, por exemplo, as empresas optantes pelo Simples Nacional. Um novo ato normativo definirá o novo prazo de entrega da escrituração, que estava previsto para iniciar hoje…
Continue lendo
Publicado em 19/07/2019 Foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 1900, de 17 de julho de 2019, que adia a data de entrada em produção da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) do 3º Grupo, que engloba, em sua maioria, as empresas do Simples Nacional. Para ter acesso à Instrução Normativa, clique aqui. Fonte: SPED
Continue lendo
Dúvidas sobre a EFD-Reinf? No site do SPED podemos encontrar esclarecimentos sobre diversas dúvidas quanto aos registros a seres entregues. Confira as perguntas e respostas no link abaixo. http://sped.rfb.gov.br/pastaperguntas/show/1497 Uma pergunta que vem gerando muita insegurança é a 1.2. “A empresa está sem movimento referente a janeiro de 2019. Porém, é do 2º Grupo e deverá iniciar o envio das informações da EFD-Reinf. Deverei enviar informação “Sem Movimento”?”. Com isso, a receita fez uma publicação para orientar aos contribuintes quanto…
Continue lendo
Receita Federal publica que está sendo normalizado o Processamento de fechamento na EFD-Reinf Publicado em 13/02/2019 Foram diagnosticados problemas na aplicação que processa o fechamento da EFD-Reinf, o que manteve as escriturações com status "em processamento". Uma nova versão dessa aplicação foi disponibilizada em produção hoje (13/02/19), solucionando o represamento da entrega do recibo de fechamento. Fonte: Receita Federal
Continue lendo
A entrega das obrigações da EFD-Reinf já está em andamento e sempre ressaltamos a importância de ficar atento aos prazos e documentos a serem enviados. Esta nova obrigação tem gerado muitas dúvidas e para que as empresas não sofram problemas é fundamental estar adequado às exigências. Você sabe qual o prazo de entrega da EFD-Reinf para sua empresa ou empresas? Já preparou sua equipe? Conhece os prazos de entrega? Confira abaixo algumas informações básicas sobre a declaração. Já falamos brevemente…
Continue lendo
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um dos módulos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao eSocial. Está obrigação abrangerá a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte, exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas e, virá substituir o módulo da EFD-Contribuições que apura a…
Continue lendo
Do mesmo jeito que o eSocial a sua, digamos, "irmã" EFD-Reinf também promete mexer com a rotina das empresas e de seus escritórios de contabilidade a partir de 2018. Ela é mais simples e possui menor quantidade de eventos e, por isso, quase ninguém fala dela. Se de um lado o eSocial ainda levanta muitas dúvidas e questionamentos sobre o seu funcionamento, de outro a EFD-Reinf parece passar despercebida. Mas a EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações…
Continue lendo
A EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais é um dos mais novos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas e físicas, em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Nela serão escriturados os rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte, exceto aquelas relacionadas ao trabalho e também às informações sobre a receita bruta para a apuração…
Continue lendo
A Escrituração Fiscal Digital deve ser elaborada com atenção, critério, e principalmente, baseada em todas as informações da empresa. Pois é a partir destas informações que a contabilidade elabora as obrigações acessórias da empresa. A falta de documentação gerará uma declaração omissa, e que pode chegar a gerar multas com o Fisco. Esse problema pode ocorrer devido à falta de informação, conhecimento e não fazer uso de quase nenhum controle dentro da empresa. Para começar, o empresário pode controlar suas…
Continue lendo