Sinais de que a sua empresa precisa melhorar na contabilidade

Que a contabilidade é essencial para qualquer empresa, todos sabemos. Afinal, este setor é responsável por permitir que o negócio mantenha uma organização ideal, com todos os conhecimentos necessários sobre impostos, sobre alocação de recursos para o orçamento, entre vários outros tópicos. Por isso a importância de saber identificar os sinais de que a sua empresa precisa melhorar na contabilidade.

De qualquer forma, muitas empresas acabam não conseguindo fazer com que o trabalho seja bem feito neste setor. Com isso, o negócio não caminha da maneira ideal e os percalços impedem um crescimento consistente e a conquista de mais clientes e de serviços bem realizados.

Mas como saber em que momento o problema no setor de contabilidade está acontecendo? De que forma a empresa pode aprender com eventuais erros para evoluir seu setor e dar mais atenção a ele? Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre os sinais de que a sua empresa precisa melhorar na contabilidade, que indicam a necessidade de evolução da empresa no setor contábil.

Dificuldade de entender o regime tributário em que o negócio está inserido

Para começar, um elemento essencial relacionado à contabilidade diz respeito à questão do regime tributário escolhido para a empresa. De acordo com os regulamentos previstos por lei, as empresas podem se enquadrar em diferentes tipos de regime.

Portanto, é preciso que a empresa conheça bem as opções e, de acordo com seu orçamento, receita anual e outros elementos, se coloque no ideal, tanto para evitar problemas maiores, como multas, como também para evitar pagamentos e gastos que, em um momento inicial, não seriam necessários.

Se a empresa, por outro lado, não sabe exatamente em qual regime se inclui, ou percebe que o planejamento tributário não está sendo bem feito e observado, é sinal de que a contabilidade precisa melhorar.

Saber em qual regime tributário se inclui e, a partir disso, ter um orçamento bem definido e longe de erros, é necessário para a competitividade e credibilidade do negócio.

Ou seja, se os gestores percebem que estes elementos não estão bem cobertos na empresa, torna-se evidente a necessidade de uma revitalização e fortalecimento do setor contábil. Assim, é possível evoluir e tornar este trabalho mais racional e bem feito, evitando custos desnecessários e erros nas questões tributárias.

Dificuldade na tomada de decisões

Os gestores de um negócio dependem de um bom setor contábil para terem melhor noção de custos e receitas, para entenderem novas regulamentações, para perceberem em que momento é possível avançar em uma negociação ou a hora de ser conservador.

Enfim, o fato é que as tomadas de decisão dependem de um conhecimento amplo de todos os elementos, entre os quais estão os pontos relacionados ao trabalho da contabilidade.

Caso este processo de fazer as escolhas pareça enfraquecido, ou feito a partir de informações falhas e de pouca força, pode ser sinal de que a contabilidade não está trabalhando corretamente, não está fornecendo todas as informações e dados necessários.

Além da dificuldade para tomar a decisão, o número de erros em resoluções também pode apontar este equívoco. Se em longo prazo a empresa faz escolhas que geram custos desnecessários ou apostam em elementos que sofrem mudanças e se tornam obsoletos, algo está errado. Claro, não que sempre seja uma questão só da contabilidade, mas é inegável que pode ser um sinal da necessidade de melhoria nesse setor.

Problemas com fiscalização e com a Receita

Em um aspecto mais técnico e prejudicial, também podemos falar sobre um sinal bastante claro de que a contabilidade não está trabalhando corretamente para a empresa: problemas com a Receita.

Se uma declaração de imposto é feita de maneira equivocada, se os pagamentos necessários para o Fisco não estão sendo feitos de maneira ideal e, desta forma, a empresa recebe multas e avisos, algo está errado.

A contabilidade tem papel fundamental no trabalho de pagamentos e de cumprimento das regras. As leis relacionadas a isso podem se alterar com certa frequência, com novas resoluções aprovadas pelos governos e tudo mais.

Portanto, ainda dentro deste tópico, um sinal de que algo pode estar errado é o fato da abordagem em relação às obrigações legais com o Fisco ser obsoleta. Seguir regimes tributários antigos, que já não estejam em vigor, é um erro crasso e que, claramente, mostram uma necessidade de alteração no trabalho de contabilidade da empresa.

Este tipo de equívoco traz enormes impactos para o negócio, tanto no aspecto financeiro, como também para a credibilidade. Na hora de firmar uma parceria, por exemplo, ser uma empresa com autuações e histórico de multas não ajuda em nada.

Perda do controle financeiro e organizacional

Outro sinal importante é a questão da perda de controle sobre a gestão financeira e organizacional. Imagine que a empresa passe por um bom momento e consiga uma expansão, atraindo mais negócios e clientes.

Esta mudança de patamar precisa ser acompanhada na gestão. Muitas vezes, o aumento das receitas faz com que seja necessário mudar o regime tributário. Se isso não é tratado de cara, os problemas do tópico anterior aparecem. Logo, é preciso ter um setor contábil forte para que a mudança seja feita com eficiência.

A expansão também exige uma melhoria na organização geral do negócio e isso também passa pela contabilidade, fornecendo melhores ideias, dados e informações para os gestores.

Caso haja uma sensação de perda do controle, com o regime tributário ficando perdido em meio à evolução e com as decisões se deteriorando, é sinal também de que o setor contábil precisa evoluir.

Além do que já citamos, mais algumas informações importantes que o gestor da empresa precisa saber são: qual a melhor hora de expandir meu negócio? Preciso cortar gastos? Qual é o meu faturamento médio? Qual produto tem melhor margem de contribuição? Como está o patrimônio do meu negócio? Quais as questões legais que precisam ser consideradas?

Essas são questões essenciais de controle contábil, que todo gestor deve saber, caso não saiba, está precisando melhorar sua assessoria contábil.

Estes são alguns dos elementos essenciais para entender os sinais de que sua empresa precisa melhorar na contabilidade. Sabendo deste tipo de informação, ficará muito mais fácil evoluir e trazer novas possibilidades, com uma contabilidade forte e garantindo que a gestão da empresa seja a mais completa possível, permitindo crescimento e consolidação no mercado.

Podemos contribuir com a gestão da sua empresa, através das soluções contábeis que oferecemos. Acesse nosso site e conheça mais sobre o Consisanet Contábil, módulo que oferece informações indispensáveis para decisões assertivas para o seu negócio.

compartilhar:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Exclusivo para você!
Quer receber diretamente em sua caixa de e-mail nossos conteúdos e novidades? Deixe seu e-mail e tenha exclusividade!

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!

Fale mais sobre você e nosso time entrará em contato com a sua empresa!