A Escrituração Fiscal Digital deve ser elaborada com atenção, critério, e principalmente, baseada em todas as informações da empresa. Pois é a partir destas informações que a contabilidade elabora as obrigações acessórias da empresa. A falta de documentação gerará uma declaração omissa, e que pode chegar a gerar multas com o Fisco. Esse problema pode ocorrer devido à falta de informação, conhecimento e não fazer uso de quase nenhum controle dentro da empresa.
Para começar, o empresário pode controlar suas informações utilizando-se de planilhas, e-mails, relatórios ou quaisquer outros métodos de controle e armazenagem. Dessa forma, pode fornecer informações relevantes e organizadas para o contador, que então poderá desempenhar um trabalho eficiente.
A organização trará sempre vantagens, não somente para as EFD s. Portanto, é importante passar sempre informações organizadas e realmente relevantes ao contador, que em cima disso, fará a análise dessas informações e mostrará quais os problemas da empresa, auxiliando na escolha de melhores estratégias para o negócio.
As Escriturações Fiscais Digitais, não são somente declarações obrigatórias a serem entregues periodicamente ao Fisco, mas são também ferramentas táticas de uso interno da empresa. Ou seja, podem ser um grande indicador de qualidade para a empresa se basear.
A eficácia da EFD depende do comprometimento da empresa e do contador. A empresa deve enviar todas as informações em tempo hábil para a contabilidade, o que só é possível com muita organização e controle gerencial. E a contabilidade, baseando-se nessas informações, poderá distribuir para cada setor da empresa o que for de seu interesse, assim cada um executará e elaborará as EFDs de forma eficiente.
Para ter certeza de que as EFDs estão sendo geradas corretamente, a empresa pode conversar com o contador e em cima das informações passadas, evitar a falta ou o excesso de informações.
Diálogo, organização, boa gestão e comprometimento devem estar presentes em todas as rotinas e relacionamentos da empresa, ainda mais para a emissão das EFDs, que é uma ferramenta de negócio tão importante e significativa para a empresa e para o contador.