O crescimento da competitividade fez com que o marketing digital para escritórios de contabilidade ganhasse uma grande importância para a progressão dos negócios.
Foi-se o tempo em que, para garantir o crescimento de um escritório, bastava ter uma boa rede de relacionamentos. Atualmente, não importa o segmento do negócio, a presença online e o marketing digital são as principais vitrines para oferecer produtos e serviços, e, consequentemente, conquistar mais clientes.
Se você entende a importância do marketing e da tecnologia nos escritórios de contabilidade, mas tem dúvidas de como começar, esse conteúdo é para você! Neste post apresentamos uma lista com as melhores estratégias para começar a investir em marketing digital. Então, não perca tempo e fique por dentro das melhores dicas!
1. Site
O primeiro passo para começar a construir a sua presença online e associar a imagem do seu escritório a serviços de qualidade é ter um site apropriado.
Ele deve ser pensado como uma vitrine para os produtos e serviços oferecidos, e, além disso, também deve apresentar soluções para os clientes, dando respostas para as dúvidas mais comuns. Para cumprir o seu propósito, é fundamental que o design do site seja compatível com a imagem profissional que se deseja transmitir, e que a navegação e acesso às informações mais importantes seja fácil e intuitiva.
Portanto, escolha com cuidado a plataforma para desenvolver e hospedar o site. A ajuda de um designer que tenha conhecimento sobre as necessidades do escritório pode ser um bom diferencial nesse momento. E lembre-se que uma plataforma que se adapta a dispositivos como tablets e smartphones é essencial para que os usuários tenham uma boa experiência com o seu site.
2. Blog
No segmento da contabilidade uma das principais estratégias de marketing digital para escritórios se dá no desenvolvimento de um blog.
Embora possa parecer uma questão de menor relevância, a maioria das conversões de clientes na internet se dá por meio desse canal, pois as empresas têm mais chances para apresentar conteúdos que explorem as necessidades dos clientes.
Um blog com conteúdo relevante também ajudará a construir uma imagem de expertise e qualidade. Assim, os clientes investigam problemas em busca de respostas no seu blog e, naturalmente, percorrem o caminho até chegar às soluções oferecidas pelo seu negócio!
Outra vantagem nesse quesito se deve ao fato de que os mecanismos de busca, como o Google, beneficiam páginas que oferecem conteúdos relevantes em seu segmento, colocando-as nos primeiros resultados de acordo com as palavras-chave utilizadas.
3. Marketing de conteúdo no YouTube
Nos últimos anos, o YouTube, para além de uma plataforma de entretenimento, tem se tornado uma das principais formas de se fazer marketing e ganhar destaque nas plataformas digitais.
E embora a centralidade dessa plataforma para diferentes tipos de conteúdo não seja mais uma novidade, são poucos os canais de qualidade voltados para a contabilidade. Grande parte dos conteúdos sobre essa temática no YouTube são de aulas para provas e concursos, não tendo como propósito solucionar dúvidas de clientes e oferecer serviços.
Portanto, criar um canal de vídeos voltado para solucionar dúvidas comuns, dar dicas sobre contabilidade e apresentar produtos e serviços é uma ótima estratégia para inovar e desenvolver uma boa imagem online.
No Brasil, 95% da população acessa o YouTube ao menos uma vez por mês, e em tempo total de visualizações estamos atrás somente dos Estados Unidos. Desse modo, não faltam motivos para criar e desenvolver um canal no YouTube!
4. Parcerias com influenciadores digitais
Mesmo quem não costuma acompanhar as tendências em marketing digital provavelmente já ouviu a expressão influenciadores digitais ou digital influencers. Essa expressão se refere às personalidades que ganham popularidade online e se tornam referência para milhares de seguidores.
Eles estão em plataformas e redes como YouTube, Instagram e Twitter, e têm um grande poder de influenciar os seus seguidores a conhecerem marcas, produtos e serviços. Desse modo, a parceria entre empresas e influenciadores tornou-se uma tendência no marketing digital.
No geral, isso acontece de forma prática. Grupos e empresas estabelecem parcerias com influenciadores, oferecendo patrocínio, produtos ou serviços em troca de divulgação das suas marcas nas redes dos influencers. Assim, cria-se uma relação de benefício mútuo, na qual a empresa conta com o poder de influência das personalidades, garantindo boa publicidade e mais visibilidade para marca!
5. Anúncios pagos
A maioria das plataformas e redes sociais como Google, YouTube, Instagram e Facebook, contam com ferramentas de anúncios pagos. Essas ferramentas permitem que, com um investimento, seja modesto ou não, possam ser criados anúncios personalizados.
Esses anúncios podem ser segmentados por sexo, idade, região e outras preferências, que garantindo compatibilidade com o perfil dos seus clientes. Além disso, as ferramentas oferecem configurações e informações avançadas, disponibilizando índices para monitorar o desempenho das campanhas, como índice de tráfego orgânico, tráfego pago, taxa de conversão e retorno sobre investimento. Participando dessas redes sociais você pode criar campanhas direcionadas, voltadas para os perfis que mais correspondem aos de seus clientes.
Mas lembre-se: as campanhas devem ser estruturadas seguindo critérios bem definidos. Nesse momento, a ajuda de um profissional especializado em marketing digital pode ser um grande diferencial para o sucesso dessa ação. Assim, você garante que terá propagandas bem direcionadas, com muito mais chances de converter o investimento em novos clientes!
Impactos do marketing digital para escritórios de contabilidade
Embora muitos profissionais ainda tenham questionamentos e dúvidas sobre a importância e eficiência do marketing digital para escritórios de contabilidade, está cada vez mais claro que se trata de um investimento seguro, com boas taxas de retorno.
Como já abordado, o tempo em que apenas a publicidade tradicional e uma boa rede de relacionamentos garantiam novos clientes ficou para trás. A verdade é que cada vez mais clientes buscam soluções em produtos e serviços pelas plataformas digitais. As pessoas se tornaram mais exigentes e costumam realizar pesquisas extensivas, antes de contratar uma empresa ou comprar um produto.
O impacto da internet nas relações sociais e comerciais é um fenômeno relativamente recente, mas que já trouxe grandes transformações. Por isso, podemos esperar que ela seja uma fonte de informações e um meio de comunicação cada vez mais relevante!
Por isso, todo empreendimento que queira se manter competitivo e, acima disso, se destacar mercado, deve ter o investimento em marketing digital como uma estratégia central.
Esse artigo te ajudou a esclarecer dúvidas? Então compartilhe ele nas suas redes sociais! Assim você apresenta as principais tendências em marketing digital para escritórios de contabilidade para os seus colegas e pode preparar sua equipe para as transformações do futuro.