O LCDPR é uma novidade no mundo rural, o que faz com que muitos proprietários tenham uma série de dúvidas sobre esse documento.
O seu preenchimento pode ser mais complicado do que o imaginado, principalmente se as finanças da sua empresa não forem organizadas. É necessário estar com os números atualizados e corretos para que nenhum equívoco seja tomado.
E para te ajudar com essa tarefa, o Consisanet conta com algumas soluções personalizadas para o seu caso. Nossas ferramentas são feitas justamente para tornar a emissão dessa e de outras obrigações muito mais simples.
Com praticidade e uma série de funcionalidades que tornam o preenchimento muito mais simples, nossas soluções podem te ajudar de diferentes maneiras. E para te provar isso, vamos te mostrar, no fim do artigo, como podemos tornar as suas finanças mais organizadas com nossos softwares.
No mais, se você quer conhecer a fundo o LCDPR, e descobrir como a Consisanet pode te ajudar com essa obrigação, confira o artigo que preparamos!
Entenda melhor o que é o LCDPR
Antes de tudo, precisamos entender o que é o LCDPR, para entendermos sua importância para uma empresa. Basicamente, ele é aplicável a pessoas físicas que trabalham como produtores rurais.
Criado em 2018, ele começou a ser aplicado em 2019, e por isso, o número de dúvidas em relação a ele são muito altos. Porém, no geral, funciona como um registro das atividades realizadas dentro de uma propriedade rural.
A sigla significa Livro Caixa Digital do Produtor Rural, e abrange uma série de dados sobre a produção de determinado local. Quanto foi gasto, os custos, os ganhos, os investimentos necessários, além de outras informações também estão presentes nele.
Além disso, é importante entender que nem todo produtor precisa entregar o documento para a Receita Federal. Apenas quem contar com resultados financeiros superiores a R$ 4,8 milhões, durante o período de 1 ano, precisa fazer a emissão do livro.
Em todo caso, uma série de informações é solicitada dos produtores que se encaixam para que a entrega seja feita. Por esse motivo, é sempre recomendado que você conte com um sistema empresarial contábil que te ajude a organizar as finanças.
Qual a data limite para realização do LCDPR?
É muito importante que os produtores rurais fiquem atentos em relação ao prazo, para que a entrega do LCDPR não aconteça com atraso. Isso pode gerar multas, que podem ser de R$ 50 ou ainda 1,5% de todo o valor transacionado durante o ano.
Em todo caso, a data para que o envio do LCDPR seja enviado não é fixa, pois todos os anos acaba se alterando. Isso acontece porque o período máximo para que a entrega seja feita é o mesmo da declaração do Imposto de Renda.
Este ano, a data limite vai até o dia 31 de maio.
O que deve constar nesse documento?
O documento solicita uma série de informações para que esteja de acordo com o que é esperado dos seus emissores. O formato do LCDPR é disponibilizado pela própria Receita Federal, durante o período em que o livro for aceito
Estão disponíveis o leiaute e o manual de preenchimento do LCDPR no site https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/lcdpr-livro-caixa-digital-do-produtor-rural.
No mais, algumas das informações solicitadas durante o preenchimento do documento são as seguintes:
- Qual é a data de entrada dos recursos dentro da propriedade rural;
- Qual é a data de saída dos recursos dentro da propriedade rural;
- Identificação do local onde a atividade rural está sendo realizada;
- Número da conta bancária em que os recursos financeiros foram transitados;
- O histórico de movimentações de recursos da propriedade;
- CPF ou CNPJ do participante dessa modalidade;
- Os tipos dos documentos que foram emitidos (nota fiscal, recibo, contrato, entre diversos outros);
- Qual foi o valor de entrada dos recursos dentro da propriedade rural;
- Qual foi o valor de saída dos recursos dentro da propriedade rural;
- Qual foi o tipo de lançamento realizado no período;
- Qual foi o saldo final da operação.
Além de todas essas informações, outros dados relacionados a meses específicos podem ser solicitados, sendo eles:
- Qual foi o valor de entrada dos recursos dentro da propriedade no mês;
- Qual foi o valor de saída dos recursos dentro da propriedade no mês;
- Qual foi o mês e o ano que as operações aconteceram;
- Qual foi o saldo final da operação dentro do mês.
Como o Consisanet pode te ajudar nesse caso?
A melhor maneira de fazer o envio correto do documento é fazendo o controle de todas as finanças da empresa. Ter tudo registrado é essencial para que o preenchimento do LCDPR seja feito, sem erros, o que acabaria gerando multas para o proprietário.
E para te ajudar com isso, nós temos o Consisanet Contábil, o sistema de contabilidade perfeito para a sua empresa. Auxiliando na gestão fiscal e tributária do seu empreendimento, disponibilizamos os seus documentos essenciais de maneira prática.
Por meio da nossa ferramenta, é possível gerenciar rotinas, traçar o seu planejamento de forma estratégica e conferir os dados essenciais do seu negócio. Além disso, diminui o trabalho manual da sua equipe.
Ao usar o Consisanet você terá mais praticidade para realizar gerenciar o seu negócio das seguintes formas:
- Gestão contábil;
- Gestão patrimonial;
- Gestão da folha de pagamento;
- Gestão fiscal;
- Gestão do escritório.
Tudo isso de forma atualizada, com números claros. O Consisanet é o sistema contábil perfeito para quem quer mais praticidade e rapidez no momento de fazer o envio do LCDPR.
É importante destacar que a realização equivocada do Livro Caixa Digital do Produtor Rural pode gerar multas, o que acabaria prejudicando o seu negócio. Para evitar isso, o mais indicado é que você conte com ferramentas que tornam o seu empreendimento mais fácil de ser gerenciado, como o Consisanet Contábil.