É fato incontestável que contabilidade e gestão de negócios devem caminhar juntas, traduzindo a realidade de que são áreas complementares entre si, possibilitando que gestores e demais tomadores de decisões possam alinhar suas atividades com o planejamento estratégico da organização.
Partindo desse princípio, fica a pergunta: qual é a importância da gestão contábil nas empresas? Conhecer e entender a resposta para esse questionamento é o que separa as empresas de sucesso das que ainda estão em busca de encontrar o caminho correto para a gestão geral do empreendimento.
Ficou interessado em saber mais sobre o tema? Então continue a leitura deste artigo que nós da Consisa preparamos especialmente para você!
Entenda o que é gestão contábil
Nossa jornada começa no entendimento do que realmente significa a gestão contábil, afinal, isso será a base para todo o restante do que abordaremos aqui.
Antes de tudo é importante que você entenda que a gestão contábil vai além do cumprimento das obrigações legais estabelecidas pela legislação, mas, é peça fundamental para a gestão efetiva de qualquer empresa.
Atuando em um formato multidisciplinar, a gestão contábil é uma das áreas da contabilidade, e ela é responsável pela gestão tributária, controle financeiro, pagamentos e, inclusive, do patrimônio da organização.
Como você pode perceber, a gestão contábil engloba várias áreas do empreendimento, por isso ela é imprescindível, seja para o cumprimento das obrigações estabelecidas pela legislação, seja para coletar, tratar e disponibilizar as informações necessárias para a condução das atividades operacionais do empreendimento.
A importância da gestão contábil nas empresas
Agora que você já sabe mais do que realmente é a gestão contábil e entendeu a pluralidade de atuação que essa área tem, o que acha de saber o que a torna tão importante no contexto empresarial?
Após conhecer o porquê dessa área ser tão indispensável, certamente, buscará desenvolvê-la da melhor maneira possível na sua empresa!
Acompanhamento da evolução patrimonial
Acompanhar a evolução patrimonial é algo fundamental para que os gestores percebam se as atividades da organização estão gerando capital e crescimento institucional.
É natural o acréscimo patrimonial quando uma empresa está conquistando cada vez mais o mercado em que atua, e para mensurar tal evolução a gestão contábil é a área especialista no assunto.
Entender o fluxo dos ativos e o patrimônio do negócio permite idealizar os planos de expansão e investimentos. Contudo, isso somente será possível com o apoio da gestão contábil.
Melhor uso dos recursos financeiros
Será que o capital financeiro e a liquidez da empresa são suficientes para honrar os compromissos assumidos? O capital de giro e resultados econômicos são condizentes para realizar investimentos no negócio? Para responder a essas e outras perguntas entra em cena a gestão contábil.
Os profissionais dessa área farão a análise geral do negócio e através do cálculo de índices de liquidez, rentabilidade, lucratividade e outros será possível analisar como os recursos financeiros estão sendo utilizados e, a partir daí, orientar na melhor maneira de gerir esse recurso tão fundamental para qualquer negócio.
Decisões mais assertivas
Complementando o tópico anterior, o que torna a gestão contábil tão importante para empresas aborda as questões da tomada de decisão de maneira rápida e inteligente, onde serão disponibilizadas aos gestores as informações necessárias para conduzir assertivamente essa atividade de escolher os novos rumos da empresa.
É importante salientar que decisões nos moldes de proatividade são mais efetivas do que as reativas, por isso a gestão contábil é tão importante no cenário empresarial, em que cada segundo antecipado ao tomar determinadas medidas faz diferença em todo o contexto mercadológico.
Boas práticas para aplicar a gestão contábil
Diante de tudo que dissemos anteriormente fica inegável que a gestão contábil é importante para todas as empresas, não é mesmo? Mas para tirar proveito de todas essas vantagens é necessário aplicar algumas boas práticas. Então, conheça abaixo alguns pontos que julgamos importantes para que você também obtenha êxito na sua empresa.
Gestão de documentos
Tudo começa com a gestão de documentos para a coleta de dados, ou seja, a menor unidade que compõe as informações. Reunir, classificar, catalogar e extrair dados faz parte da gestão de documentos e se houver falhas nesse processo, certamente, a gestão contábil será comprometida.
Para ter sucesso nessa fase é aconselhável utilizar uma plataforma de Gestão Eletrônica de Documentos (GED).
Planejamento é o caminho do sucesso
Quem disse que a gestão contábil não precisa de planejamento? Pelo contrário, o planejamento deve ser a base dessa área e, principalmente, deve traduzir em suas ações o suporte para a execução do planejamento estratégico da organização.
Nesse processo é importante estar atento para não omitir informações, afinal, qualquer detalhe esquecido ou omitido pode ser uma fonte geradora de risco corporativo.
Utilize a tecnologia a seu favor
O avanço tecnológico é um elemento impulsionador empresarial, o que atinge também a gestão contábil, por isso, você deve utilizá-la ao máximo no que tange o tratamento de dados, automatização e, até mesmo, o emprego da inteligência artificial (IA).
Comece adotando um bom software ERP — Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais), onde serão registradas todas as movimentações do negócio e, a partir daí, alimentará as demais bases de dados.
Aliado ao ERP, é imprescindível implementar um bom sistema de contabilidade para que a área de gestão contábil possa classificar as movimentações da empresa e dar o devido tratamento dos dados oriundos do ERP.
Nessa plataforma do sistema de contabilidade será possível extrair vários relatórios que demonstram a realidade do negócio e proporciona aos gestores a visão abrangente da evolução das atividades operacionais e os resultados alcançados, além de acompanhar o nível de cumprimento do planejamento estratégico.
Como você pode perceber ao longo desse artigo a gestão contábil é uma área estratégia para as empresas e, devido a isso, deve ser desenvolvida por profissionais especialistas e capazes de analisar o contexto empresarial e disponibilizar de maneira estruturada as informações que os empreendedores e gestores necessitam para alavancarem seus negócios.
Gostou do tema abordado? Então deixa o seu comentário com experiências sobre o assunto! Aproveite também para conhecer as nossas soluções em sistemas contábil e empresarial e como eles podem ajudar o seu negócio!