O ambiente de testes do FGTS Digital foi novamente liberado aos empregadores no dia 04 de dezembro de 2023, com diversas novidades. A principal delas é a habilitação da validação da procuração por meio do assinador SERPRO (aquele mesmo que utilizam para validar a procuração do ecac).
Com essa mudança, não será mais necessário enviar códigos para o celular do representante para validar a procuração. O empregador poderá simplesmente assinar a procuração utilizando o Assinador SERPRO, que é um sistema de assinatura digital do Governo Federal.
Essa mudança simplifica o processo de validação da procuração, tornando-o mais rápido e eficiente. É uma importante melhoria para os empregadores que utilizam o FGTS Digital.
Além dessa novidade, o ambiente de testes também inclui outras funcionalidades, como:
- Povoamento de dados do eSocial: os dados oriundos da escrituração do eSocial, serão reconhecidos assim que o empregador enviar os arquivos periódicos para o sistema.
- Novo vencimento: no ambiente de testes será possível simular as guias de recolhimento com o vencimento até o dia 20 do mês subsequente.
O período de testes do FGTS Digital será encerrado em 13 de janeiro de 2024, para permitir a preparação do sistema para entrada em PRODUÇÃO efetiva e substituição da GFIP, a partir de 1º de março de 2024.
Os empregadores que ainda não estão utilizando o FGTS Digital devem aproveitar o período de testes para se familiarizarem com o sistema e se preparar para a sua implantação definitiva.
Aqui estão algumas dicas para utilizar o FGTS Digital:
- Acesse o site do FGTS Digital e crie uma conta.
- Faça o download do assinador SERPRO e instale-o em seu computador.
- Cadastre-se como representante da empresa no sistema.
- Gere as guias de recolhimento do FGTS e confira os valores.
Para mais informações, consulte o manual do FGTS Digital disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência.