No dia 31 de agosto o Comitê Gestor do eSocial publicou a notícia que informa a prorrogação do início da segunda fase do eSocial para o Grupo 2 de empresas, ou seja, aquelas com faturamento de até R$ 78 milhões em 2016. Com essa mudança, a segunda fase do esocial que iniciaria em setembro, passou para outubro.
A data prevista para o início da segunda fase é 10 de outubro, assim, as empresas terão mais tempo para prestar as informações iniciais e suas tabelas, conforme definido na Resolução nº 04/2018, do Comitê Diretivo do eSocial.
Nesta segunda etapa, os empregadores deverão informar ao eSocial dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, os chamados eventos não periódicos, como por exemplo admissões, afastamentos e demissões. De novembro até o final de 2018, deverão incluir os dados relativos às remunerações dos trabalhadores e realizado o fechamento das folhas no ambiente do eSocial.
As empresas que integram o primeiro grupo (com faturamento superior a R$ 78 milhões) deverão continuar enviando todos os eventos para o ambiente do eSocial.
Confira como ficou o cronograma para o Grupo 2:
- Fase 1: Cadastro do empregador e tabelas – Início em julho de 2018
- Fase 2: Dados dos trabalhadores e seus vínculos – Início em outubro de 2018
- Fase 3: Folha de Pagamento – Início em novembro de 2018
- Fase 4: Substituição da GFIP – Início em janeiro de 2019
- Fase 5: Dados de Saúde e Segurança do Trabalhador – Início em janeiro de 2019
Apesar de tantas mudanças, o eSocial está vigorando e o essencial é que as empresas possam ter segurança nas suas entregas à plataforma.
A ConsisaNet oferece a solução certa para a sua empresa, com um sistema totalmente adequado às normas do eSocial, garantindo que não perca os prazos e evitando multas. Qualquer dúvida a respeito das mudanças, entre em contato pelo “fale conosco”.