A chegada do eSocial vai mexer com a rotina dos escritórios de contabilidade e empresas de todo o País, tendo em vista que a iniciativa do Governo Federal visa unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Por isso, é importante que os profissionais contadores realizem a conferência da qualificação cadastral de seus clientes empregadores.
Além de evitar transtornos e multas, essa tarefa em conjunto entre os escritórios de contabilidade e as empresas é importante porque consiste em atualizar e complementar dados, atendendo a critérios fiscais, contábeis, tributários e negociais. Estas informações estarão disponíveis no eSocial das empresas antes de serem enviadas as primeiras movimentações.
É importante destacar que o eSocial possui adesão obrigatória, a partir de janeiro de 2018, para as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016. Já as empresas que possuem receitas inferiores, o prazo do eSocial começa a valer no segundo semestre de 2018.
O que é a qualificação cadastral
Para evitar cadastros duplicados ou divergentes, o eSocial fará o cruzamento de dados dos funcionários das empresas, como o nome completo e a data de nascimento e de documentos como CPF e CNIS. As informações incompletas ou com divergências serão invalidadas pelo sistema, exigindo a correção por parte do trabalhador junto ao órgão competente.
Não deixe para depois
Caso não seja realizada, a qualificação cadastral pode gerar multas e outros transtornos. A recomendação é que esta etapa seja cumprida com o máximo de antecedência, pois o prazo está chegando ao fim.
Para facilitar o seu trabalho, a Consisanet oferece para você todo o suporte com profissionais especializados no assunto que irão tirar todas as suas dúvidas.
Para falar com a Consisanet, é só enviar a sua pergunta sobre o eSocial ou outro tema do seu interesse clicando aqui.