As pessoas são a parte mais importante do seu negócio. Plano de ação, planejamento estratégico, indicadores de desempenho e todas as outras ferramentas de gestão não fazem sentido sem pessoas para colocá-las em prática. Por isso, a importância de seguir alguns passos para implementar a gestão de RH.
O seu colaborador é quem, de fato, executa o propósito da empresa como guia para os processos. Dessa forma, é fundamental compreender que empresas são um grupo de pessoas trabalhando em prol de um objetivo em comum.
Administrar uma empresa é administrar pessoas, que por sua vez, irão gerir processos e ações concretas. Assim, investir em talentos e captação de recursos humanos é fundamental para o sucesso.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com alguns passos para implementar a gestão de RH no seu negócio de forma assertiva. Boa leitura!
O que é gestão de Recursos Humanos?
Digamos que esse é o passo zero. Antes de tudo, é fundamental compreender o que significa gestão de Recursos Humanos na prática. Segundo o pai do marketing, Philip Kotler, as empresas estão em uma era de foco no ser humano.
Gerir Recursos Humanos é uma relação benéfica para ambas as partes. Enquanto o seu colaborador se desenvolve, ele desenvolve a empresa. Enquanto seu time cresce, a sua companhia cresce.
Gestão de Recursos Humanos não é sobre tirar o melhor de cada um, mas compartilhar os pontos fortes de ambos os lados, para que todos possam colher os bons frutos desse relacionamento.
1 – Compreender e alinhar os objetivos
Cada empresa e cada pessoa possuem diferentes objetivos em mente. Compreenda que para o seu objetivo empresarial ser atingido, é preciso que ele seja a soma dos objetivos pessoais de cada colaborador.
Por exemplo, se no marketing o seu objetivo maior é se tornar uma referência dentro do setor que atua, então, os objetivos pessoais do time responsável, devem ser algo como:
- Se tornar um profissional de referência;
- Impactar o maior número de pessoas;
- Criar conteúdo relevante, entre outros.
Não há como gerir os Recursos Humanos se as expectativas não estão alinhadas. Portanto, defina primeiro quais são os objetivos da sua empresa, para então encontrar as pessoas qualificadas para cada posição.
2 – Use ferramentas gerenciais
Há um ditado no mercado que afirma: “As pessoas são contratadas pelo currículo, e demitidas pelo comportamento”.
Investir um tempo adequado no recrutamento e na seleção é muito importante, mesmo ele sendo um processo demorado, e com muitas etapas.
Se você usar ferramentas, como avaliação do período de experiência ou avaliação do desempenho, é possível acompanhar e prever como o colaborador está se comportando na rotina.
Ter indicadores para analisar o profissional com qualidade e critérios objetivos, de modo que ainda no período de experiência as falhas sejam identificadas, é muito importante.
3 – Qualifique a sua equipe
As pessoas não fazem o que precisa ser feito por três razões muito simples.
- Não podem;
- Não querem;
- Não sabem.
No primeiro caso, elas não podem por faltar recursos, e a empresa deve fornecê-los. Se o primeiro passo foi concluído corretamente, com um planejamento alinhado aos objetivos, esse problema não deve acontecer.
Em seguida, se elas não querem realizar as suas funções, isso deve ser identificado através dos indicadores elaborados anteriormente. Essa é a única situação em que a empresa não pode fazer nada além de deixar ir embora. Afinal, motivação não é algo que se coloca na cabeça de alguém, precisa vir de dentro.
Por fim, quando não sabem, é totalmente culpa da companhia. Apesar de as pessoas serem qualificadas aos cargos que ocupam, cada empresa possui padrões diferentes. Portanto, é o seu dever treinar a equipe de acordo com o que espera delas.
A qualificação vem com treinamento e capacitação atualizada. É preciso fornecer um ambiente propício ao aprendizado constante e desejo de se desenvolver cada vez mais. Tenha isso como uma regra. Se o colaborador não vê sentido no que faz, irá perder o ânimo para fazê-lo.
4 – Invista em tecnologia
Os três passos para implementar a gestão de RH citados anteriormente podem ser automatizados com o uso de uma plataforma de gestão de Recursos Humanos. Essa é uma área que, apesar de realizar processos fundamentalmente com pessoas, é burocrática e repleta de rotinas repetitivas.
Com o uso de sistemas personalizados, que dialogam com os objetivos do seu negócio, fornecendo o monitoramento de indicadores em tempo real, é possível compreender os pontos fortes e as deficiências da sua equipe.
O processo de recrutamento e seleção é subjetivo, depende das impressões que os recrutadores possuem sobre os candidatos, por mais imperceptível que seja, afinal, somos todos humanos.
No entanto, ao automatizar esse procedimento, é possível criar padrões altamente objetivos e pragmáticos para filtrar todos os currículos que a sua empresa recebe diariamente.
Essa administração é traduzida em economia de recursos financeiros. Quando o RH ganha produtividade e atração nos seus processos diários, encontra vias de crescimento para a empresa como um todo.
A Consisa é composta por uma equipe de especialistas no desenvolvimento de softwares, personalizados para cada cliente. As empresas possuem diferentes necessidades, e nós oferecemos soluções altamente adaptadas.
Ficou interessado? Acesse nosso site e peça uma demonstração. Temos o sistema de gestão de RH perfeito para o seu negócio!