Investir em uma boa gestão de Recursos Humanos faz toda a diferença em uma empresa, afinal, as pessoas são quem a compõe.
Um sistema empresarial assertivo, com uma boa gestão de pessoas garante uma excelente reputação para a organização. Além disso, cumprir metas com profissionais qualificados e motivados é muito mais simples com uma boa gestão.
Entenda os principais benefícios de investir nesta área.
A área de gestão de recursos humanos
A gestão de RH é uma área estratégica destinada a alinhar os interesses do colaborador e da empresa. Assim, sua principal função é garantir que ambos tenham uma relação de trabalho vantajosa.
Fazendo a utilização de diversas técnicas científicas, este setor busca desenvolver um ambiente desafiador, agradável e motivador para o profissional. Para isto, é preciso que a empresa e o colaborador interajam de maneira equilibrada.
Se o foco da instituição é sempre o lucro, o do funcionário nem sempre. Para o empregado, a realização pessoal e o crescimento profissional são frequentemente seus principais alvos.
Sendo assim, pode ser muito desgastante — caso estes sejam os objetivos do funcionário — produzir em um ambiente de trabalho que só o vê como mão-de-obra. Neste cenário, a gestão de recursos humanos desenvolve esta relação, tornando o funcionário mais produtivo e realizado com seu trabalho.
Para evitar desentendimentos, o RH também possui o papel de escolher profissionais que se adéquem ao perfil da empresa. Não adianta promover o melhor ambiente possível, se a visão da organização e do colaborador não concordar.
Por isso a gestão de Recursos Humanos precisa de um olhar estratégico na hora de realizar contratações. Recrutar um profissional adequado, mantê-lo e desenvolvê-lo não é uma tarefa fácil, por isso é tão importante possuir estratégias para tomar decisões e contratar.
Principais benefícios de investir na gestão de RH
Se originalmente o intuito do RH era garantir uma boa relação de trabalho entre o funcionário e a empresa, hoje podemos dizer que esta função é muito mais complexa. Primeiramente, porque existem perfis comportamentais para cada cargo.
Por isso, além de estar alinhado com a missão, visão e valores de uma empresa, o profissional precisa estar no cargo adequado para se sentir realizado. Qualificar e desenvolver estes profissionais pode ainda trazer ótimos resultados para a empresa.
Aumento da produtividade das equipes
Ao investir em RH a empresa adquire a capacidade de desenvolver a motivação intrínseca e extrínseca dos colaboradores. Isso faz com que eles possuam maior disposição e empenho na hora de realizar o trabalho esperado.
É importante ressaltar que uma alta produtividade não representa, necessariamente, um alto retorno financeiro para a empresa. Ao investir neste setor, é possível trabalhar não só a produtividade de um time, mas também sua qualificação, garantindo maior qualidade de serviço.
Agora sim, associando qualificação e produtividade, a empresa poderá notar ganhos associados ao investimento em gestão. Do contrário, sem a valorização dos profissionais e o investimento adequado ao setor, o resultado pode ser:
- Baixa produtividade da equipe;
- Altos índices de erros, por falta de qualificação;
- Consequentemente, a empresa lida com prejuízos.
Aumento da motivação e empenho dos colaboradores
Diretamente associada à produtividade, a motivação dos funcionários pode ser desenvolvida por bons investimentos na gestão.
Alguns dados da Gallup mostram como a motivação interfere no comportamento dos profissionais, já que profissionais motivados apresentam:
- A taxa de faltas ou atrasos 37% menor;
- Fluxo rotatividade de profissionais 65% menor;
- Taxa de erros ou falhas 41% menor;
- Conquista de clientes 10% maior;
- Produtividade 21% maior;
- Rentabilidade 22% maior para a empresa.
Processos seletivos mais precisos e ágeis
O maior desafio para uma empresa é, sem dúvidas recrutar profissionais qualificados e que apresentarão um bom serviço na organização. A devida atenção, as contratações podem, facilmente, levar a empresa a situações indesejadas.
Os gastos que acompanham uma demissão representam um prejuízo enorme para a instituição, tal como investir em novas contratações, evitando dores de cabeça e grandes prejuízos com contratações.
O investimento em gestão de RH é muito eficaz. Isso porque já existem maneiras de conhecer melhor o funcionário em questão, antes mesmo de realizar a contratação. É preciso considerar os aspectos psicológicos e emocionais dos candidatos, assim como sua qualificação e experiência.
Desta maneira, é possível reduzir os riscos de uma má contratação. Além disso, aumentar as chances de encontrar profissionais capacitados, proativos e que ampliarão a produtividade da empresa não só se torna mais simples, como garante maior retorno lucrativo.
A engenharia de cargos
De maneira a garantir a adequação dos profissionais às empresas, assim como o plano de carreira para o colaborador, a engenharia de cargos vem com um papel importante na gestão de RH.
Ao notar a importância da personalidade e do comportamento dos profissionais, as empresas atualmente precisam ir além do currículo na contratação. Sem uma gestão adequada, isso se torna um processo custoso e lento.
Por outro lado, a partir da engenharia de cargos, é possível elaborar uma vaga, traçando o perfil adequado do profissional em questão. Indo além de características técnicas, o Profiler é uma ferramenta que facilita a escolha dos candidatos.
A partir desta ferramenta, não somente é possível conhecer melhor um candidato para realizar a contratação, como também integrá-lo ao time. Assim, o setor de RH pode identificar a partir dos dados da ferramenta, quais profissionais estão mais alinhados ao perfil em questão.
A partir de uma análise mais aprofundada, é muito mais simples para a área de RH entender o perfil de cada funcionário. Desta forma, é possível visualizar profundamente o mapa comportamental do indivíduo, garantindo uma visão mais ampla do desenvolvimento que ele possivelmente terá na instituição.
Conclusão
Um setor de RH bem desenvolvido possui a capacidade de inovar completamente a cultura organizacional de uma empresa. É possível, a partir de uma boa gestão de Recursos Humanos aumentar os níveis de satisfação dos colaboradores, contratando-os de acordo com seu perfil comportamental.
Além disso, ao economizar tempo e recursos nas contratações e demissões, a própria área de RH garante uma maior disponibilidade para gerir as equipes. Amenizar falhas dos funcionários e diminuir sua rotatividade e faltas já não é algo inalcançável para empresas que investem neste setor.
Por isso, é indispensável utilizar ferramentas como o Profiler a favor do gestor, de maneira que ele desenvolva motivação e proatividade nas equipes. Nesta página, você pode entender mais sobre os sistemas de gestão de RH. Confira!