A modernização e a evolução de atividades é um caminho natural para qualquer ramo profissional, e o mesmo acontece com a contabilidade. Seja por avanços tecnológicos, mudanças nas leis ou novas práticas de gestão, o profissional que deseja manter-se relevante deve sempre estar atento às perspectivas e tendências da contabilidade.
Para isso, é preciso estar atento e acompanhar de perto o que vem sendo realizado em termos de inovação, tanto no campo da contabilidade como em outros segmentos profissionais semelhantes. Então, para ajudar você que deseja se inteirar das principais tendências, preparamos o conteúdo a seguir!
Continue a leitura e entenda as principais tendências e como elas têm transformado a realidade desse segmento profissional!
1. Customer Centricity ou Centralidade do Cliente e sucesso das empresas
Antigamente o trabalho do contador ou do escritório de contabilidade se limitava a fazer as declarações, o cálculo do pagamento de tributos e os honorários dos clientes. Atualmente, porém, para garantir a excelência do trabalho é preciso ir além.
Devido às mudanças que ocorrem na legislação e o crescimento da complexidade na tributação de várias empresas e, principalmente, devido à alta competitividade no mercado contábil, o contador não pode se limitar à parte trivial do trabalho. Para garantir a satisfação dos clientes, e demonstrar que o seu serviço traz vantagens da qual eles não vão querer abrir mão, é preciso compreender a fundo as necessidades e particularidades de cada um.
Um contador que conhece a fundo o funcionamento das finanças dos seus clientes, bem como a natureza e dinâmica dos seus negócios, tem mais condições de conseguir vantagens e proporcionar resultados mais satisfatórios. Dessa forma, além do serviço de contabilidade, o contador fornece informações estratégicas e transmite segurança, garantindo a confiança do cliente e até mesmo indicações e parcerias futuras.
Para isso, é preciso que os profissionais realmente se aprofundem na dinâmica e expectativas dos clientes, criem canais para ouvir suas demandas e busquem, em conjunto, formas de melhor atendê-las!
2. Softwares e User experience ou Experiência do Usuário
Dentre as principais perspectivas e tendências da contabilidade dos últimos anos, o uso de tecnologia e de softwares avançados certamente ocupa um lugar de destaque.
Aliados a outras tecnologias como a internet, esses sistemas produziram uma verdadeira revolução nas atividades práticas da contabilidade. Com eles, muito do trabalho manual dos contadores passou a ser realizado de forma automatizada. E a organização do trabalho em conjunto, com o compartilhamento de documentos, as videochamadas e o fornecimento de indicadores de desempenho, tornou-se mais prática e assertiva.
Desse modo, os profissionais passaram a dispor de um tempo que pode ser investido em outras atividades chave, como relacionamento com o cliente, pesquisa e atualizações.
Mas para que o software adotado por um escritório realmente cumpra o seu papel, e produza os resultados desejados, é preciso que ele atenda a uma exigência básica: a experiência do usuário. Embora a automação proporcionada, por si só, já represente um grande avanço, se as ferramentas do software adotado não forem de fácil uso e manuseio, há grandes chances de que a equipe e clientes não se adaptem ao seu uso.
Atualmente existem muitas ofertas de softwares de contabilidade no mercado, mas muitos não se preocupam com a experiência dos usuários. Por isso, é fundamental investir em um que considere essa questão, o que, basicamente, quer dizer: plataformas simples, intuitivas e eficientes!
3. Marketing digital
Acompanhando as tendências tecnológicas, uma das principais novidades para os escritórios de contabilidade se dá no uso do marketing digital.
Com a popularização da internet e de dispositivos, como tablets e smartphones, não ter uma presença online é algo impensável para qualquer empreendimento que tenha pretensões de se manter relevante e competitivo.
Se antigamente as pessoas confiavam mais em indicações e comerciais para procurar por um serviço ou produto, hoje isso é feito principalmente pela internet. Com a facilidade de se encontrar informações online e com a grande oferta de produtos e serviços encontrados, as pessoas se preocupam mais em pesquisar e comparar antes de tomar uma decisão.
Por isso, manter uma presença online e associar a imagem do seu negócio a um serviço de qualidade e excelência é essencial para conquistar novos clientes. Logo, investir em marketing digital é uma tendência da contabilidade que no futuro fará toda a diferença para o desempenho do negócio.
E a grande vantagem é que para começar a investir em marketing digital não é preciso gastar muito! Os primeiros passos são simples e podem ser feitos com investimentos modestos. Entre eles se destacam a criação de um site empresarial, perfis em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, e, também, o uso de anúncios pagos de plataformas como Google.
Nesse momento, uma boa dica é poder contar com a consultoria de um profissional de marketing que possa adequar essas estratégias ao perfil de negócios da sua empresa!
Impactos das perspectivas e tendências da contabilidade para os próximos anos
As tendências apresentadas já têm impactado o ramo da contabilidade de forma significativa. A centralidade do usuário, por exemplo, tem feito com que escritórios e profissionais busquem se especializar em segmentos específicos da contabilidade para atender melhor os seus principais clientes.
Desse modo, há uma perspectiva de maior segmentação dentro da contabilidade, fazendo com que clientes procurem escritórios que tenham experiência em seu ramo de atuação. Uma grande empresa ou agência de empregados domésticos, por exemplo, dará preferência a profissionais e escritórios com ampla experiência em questões trabalhistas e leis do trabalho.
A tecnologia também veio para ficar. Os softwares, com a automatização de tarefas, facilitam as atividades rotineiras da contabilidade, permitindo que os profissionais tenham mais tempo para cuidar do relacionamento com os clientes e para pesquisar e se especializar em áreas específicas.
Já o marketing digital é uma tendência não só para a contabilidade, mas para qualquer empreendimento que queira manter-se relevante, competitivo e escalável pela conquista de novos clientes. Hoje em dia, dificilmente encontramos uma marca respeitada que não tenha uma presença online sólida.
Embora os profissionais da área já lidem com essas perspectivas e tendências da contabilidade na prática, muitos deles não compreendem o porquê e a importância dessas mudanças. Então, para ajudar colegas do ramo a se prepararem para o futuro, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Assim você facilita esse processo e ajuda o seu escritório a se adaptar a essa nova realidade!
2 respostas
Bem elucidativo suas ponderaçoes, atualizar-se e a melhor ferramenta
Consisa e atualizações caminham sempre juntas…. isso é ótimo. Com certeza acompanhando essas novas tendencias.