6 ideias para melhorar o clima organizacional do seu escritório contábil

Um escritório contábil é repleto de atividades burocráticas, as quais podem ser estressantes e cansativas. Criar um bom clima organizacional nesse ambiente pode não ser uma tarefa fácil, mas com as estratégias corretas, é possível fazer com que os colaboradores se sintam mais motivados e, assim, todos podem desempenhar as suas funções com mais qualidade.

O clima organizacional está relacionado à cultura organizacional, ao comportamento dos trabalhadores, seus relacionamentos e tudo o que influencia em uma percepção positiva ou negativa dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho.

Para ajudar o seu escritório a atingir um bom clima, separamos 6 dicas práticas que podem ser aplicadas em sua empresa. Confira!

1. Trabalhar o relacionamento interpessoal

Saber lidar com as pessoas é muito importante para manter um ambiente de trabalho favorável a todos. No entanto, para entender as necessidades do outro, é preciso conhecer bem a si mesmo. Manter o respeito dentro da empresa e colaborar com os colegas são atitudes que favorecem bastante um melhor relacionamento interpessoal.

Para que a equipe possa melhorar o relacionamento e ter uma rotina mais agradável, os gestores podem investir em atividades que estimulem entre os trabalhadores os seguintes aspectos:

  • autoconhecimento — ajuda a traçar estratégias para melhorar a comunicação, pois o indivíduo exerce a autocrítica e, com isso, identifica características de seu próprio comportamento e a forma como reage a determinadas situações;
  • assertividade — é a habilidade de expressar opiniões e ideias de forma franca, direta e respeitosa. Para ser assertivo é preciso ser flexível, criativo, transparente, bom ouvinte e falar sem a necessidade de ser agressivo com as pessoas;
  • cordialidade — é estar sempre disposto a cooperar com os demais, respeitar as diferenças, ser gentil e simpático;
  • ética — implica na adoção de atitudes que não prejudiquem os outros, a partir de valores e normas de comportamentos adotados no ambiente de trabalho e sem contrariar ou quebrar acordos.

2. Ser um líder e não um chefe

Ser um líder significa saber reconhecer que o seu papel não é o de impor regras, mas direcionar e orientar a equipe em suas escolhas. O líder é humilde e reconhece a importância de cada pessoa, investe em treinamentos para o seu time e ajuda-os a evoluir. Além disso, está sempre aberto para ouvir novas ideias, sugestões e informações e entende que a empresa só irá crescer se todos andarem juntos.

Assim, o líder busca sempre estar próximo a todos e mantém uma relação agradável. Ele também está sempre atualizado sobre o que acontece no mercado contábil para que possa atualizar a equipe e mostrar que, assim como eles, também busca se aperfeiçoar a cada dia para aprimorar os serviços realizados.

3. Criar atividades de reconhecimento

A valorização e o reconhecimento são requisitos importantes para se atingir resultados positivos. O escritório pode investir tanto em programas fixos como em atividades simples e esporádicas, pois isso garante colaboradores mais produtivos e comprometidos com a excelência na prestação de serviços.

Elogiar as boas práticas de maneira efetiva e sincera, sendo elas individuais ou em equipe, é uma atitude simples, mas com grande impacto. Nesse sentido, também é interessante oferecer pequenas bonificações quando o colaborador tem um bom desempenho ou consegue finalizar alguma atividade desafiadora.

Dar folga no dia do aniversário ou, simplesmente, oferecer algum mimo ao profissional nesse dia também é uma forma de aproximar e reter talentos. Certamente, quando os valores individuais são respeitados e os méritos reconhecidos, o clima organizacional tende a ter bons índices de satisfação.

4. Implantar programas de benefícios

Oferecer benefícios mostra que a empresa está preocupada com o bem-estar de seus colaboradores e é uma atitude adotada por muitas organizações.

Até certo tempo, os gestores apenas incluíam benefícios básicos, como vale transporte, vale refeição e plano de saúde, por exemplo. No entanto, é possível incluir outras possibilidades, pois cada pessoa tem hábitos e gostos próprios, o que faz com que a motivação venha de benefícios distintos.

Para ser mais pontual no que oferecer, é importante fazer uma pesquisa interna prévia, com o intuito de identificar, entre as opções, quais são as mais desejadas pela equipe. Entre elas, podemos destacar convênios com:

  • academias de ginástica;
  • clubes aquáticos;
  • clínicas de estética;
  • lojas de roupa;
  • graduação e cursos profissionalizantes.

É possível também usar a criatividade e oferecer outros benefícios caso o colaborador atinja suas metas, como dias de folga, viagens ou trabalho home office. A pesquisa interna vai ser essencial para encontrar atividades que motivem a equipe, sendo necessário apenas que os gestores façam adequações à realidade da empresa.

5. Investir no treinamento da equipe

Estar em constante aperfeiçoamento profissional e pessoal cria profissionais mais capacitados e ajuda a reduzir o retrabalho. Nesse sentido, proporcionar a participação em cursos, palestras e workshops é extremamente motivador para os funcionários, pois permite que eles estejam sempre atualizados quanto aos seus serviços.

O ambiente de capacitação é sempre propício a um bom networking, isto é, a criação de uma rede de contatos e troca de experiências valiosas. Pois é justamente a junção dessa rede com o conhecimento adquirido que permite ao trabalhador inovar em sua empresa.

Dessa forma, o clima organizacional mostra bons resultados, pois o indivíduo fica mais motivado e satisfeito, se sente valorizado e percebe que o escritório está investindo em seu desenvolvimento. Ele entende que pode assumir novas responsabilidades e desenvolver habilidades dentro da organização.

6. Utilizar tecnologias

Provavelmente você já deve ter assistido a algum filme no qual havia um escritório desorganizado, com mesas cheias de papéis e trabalhadores aparentando estarem desmotivados e estressados. Esse cenário pode parecer fictício, mas também ocorre em escritórios de contabilidade que não se modernizam.

Além de deter o conhecimento necessário, a equipe precisa contar com bons softwares e ferramentas tecnológicas que automatizam processos que hoje já não são feitos manualmente. Dessa forma, são eliminados possíveis erros e o tempo que seria utilizado em atividades operacionais e cálculos.

Com a modernização na contabilidade, os indivíduos sentem maior satisfação em trabalhar, tendo em vista que os processos ficam mais fluidos, e percebem que o seu potencial está sendo explorado da melhor maneira possível. Assim, eles podem se concentrar em ser estratégicos e buscar melhores resultados para o escritório contábil.

Manter o clima organizacional sempre agradável no escritório contábil é um desafio, mas é algo possível de ser realizado e rende ótimos resultados. Basta que a organização siga boas práticas e saiba adaptar cada sugestão de melhoria à sua realidade.

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